Conteúdos

Podcast do Instituto Natura discute o uso da tecnologia para fins educacionais

Episódio analisa como o Mato Grosso tem conseguido se destacar também na formação de docentes em competências digitais

Saber usar bem as ferramentas digitais é um imperativo do nosso tempo. E isso vale também para o ambiente escolar. O Mato Grosso é um dos estados que têm desenvolvido com sucesso o uso da tecnologia para fins pedagógicos e de gestão educacional. 

Depois de um período focado na infraestrutura tecnológica, o estado passou a investir na formação, para que os professores tenham autonomia usando a tecnologia. Entre as iniciativas que o estado tirou do papel, está o Programa de Formação Docente em Competências Digitais, que foi implementado na rede pública com uma estrutura em trilhas formativas abrangendo diferentes áreas.  

O oitavo episódio do Podcast do Instituto Natura trata desse tema. O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe Alan Porto, secretário de educação do Mato Grosso, e Julia Sant’Anna, diretora-executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Para o secretário, é importante que a educação seja aliada das ferramentas tecnológicas para atender e atrair o estudante do século XXI. Ele explica que isso inclui atuar em diferentes frentes, sempre de forma alinhado ao programa pedagógico e educacional do estado.

“Além de formar professores, há um desafio de investimentos: investir na infraestrutura da escola, pensar em acesso à internet com velocidade para atender a uma quantidade grande de estudantes, pensar também nos dispositivos que vão estar disponíveis para estudantes e professores”, explica Alan Porto.

A diretora do CIEB avalia que formação e infraestrutura, pontos centrais no debate deste tema, precisam andar juntos – mas não só.

“Há uma terceira parte ainda que é voltada para gestão para tecnologias, é tudo que roda dentro das máquinas e da estrutura das secretarias de educação e das escolas. Como falar de matrícula, alocação de professores, diário de classe… a gente tem conversado muito sobre isso, porque é fundamental que a gente saiba como está acontecendo o dia a dia da operação de dados nas redes”, esclarece Julia Sant’Anna.

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.

Compartilhe: