Conteúdos

Notícias de Agosto: fórum da Undime, formação para educadores, roda de conversa com convidado especial e mais!

Reunimos aqui as principais novidades do mês de agosto para que você fique por dentro da atuação do Instituto Natura e outros importantes acontecimentos para a Educação Básica do nosso país. Confira!

Nosso compromisso com a Alfabetização


Participamos do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime para falar sobre Alfabetização!

A Anita Stefani, gerente do compromisso de Agendas Prioritárias da Educação do Instituto Natura, participou de uma mesa redonda no evento e abordou sobre os desafios da alfabetização no pós-pandemia e a necessidade de políticas públicas para combater esse problema. De sua fala podemos destacar que a colaboração entre estados e municípios é a chave para que a alfabetização na idade certa aconteça. Por isso, reforçamos a importância do protagonismo da Undime e dos municípios em implementar as políticas públicas em prol da alfabetização na idade certa.

Acompanhamos os Seminários Estaduais de Alfabetização em Mato Grosso e Sergipe!

Este mês também acompanhamos importantes Seminários para a promoção da Alfabetização em Regime de Colaboração em dois estados apoiados: Mato Grosso e Sergipe. Em MT, o evento teve duração de 4 dias e reuniu o 5º Seminário de Educação Infantil, o 2º Encontro dos Dirigentes Municipais de Educação do Centro Oeste e o 3º Seminário de Alfabetização. Já em SE, aconteceu o 2º Seminário Estadual do Programa Alfabetizar pra Valer, que foi transmitido no Youtube, assista clicando aqui.

Nosso compromisso com o Ensino Médio Integral


Roda de Conversa com a participação de Ricardo Paes de Barros!

Todos os meses realizamos um encontro online com as equipes das Secretarias de Educação dos estados em que apoiamos a implementação do Ensino Médio Integral e, neste mês, tivemos a presença do professor e pesquisador Ricardo Paes de Barros que apresentou os primeiros resultados do Centro de Evidências da Educação Integral, iniciativa do Insper que recebe o nosso apoio.

Realizamos um sarau virtual com os jovens porta-vozes do Ensino Médio Integral!

Convidamos o grupo de jovens que participam da nossa iniciativa dos Estudantes Porta-vozes do Ensino Médio Integral para apresentarem os seus talentos. Presenciamos um show de fotografias, poesias, textos, músicas e pinturas inspiradoras! Esse é o protagonismo estimulado pelo Ensino Médio Integral na prática!

Valor Econômico: “Adoção do estudo em tempo integral melhora resultados no ensino médio”

Confira a matéria completa do Valor Econômico sobre o impacto do Ensino Médio Integral na melhoria do desempenho dos estudantes e na evolução dos indicadores de desenvolvimento educacional nos estados que estão dedicados à implementação e expansão desta política pública de sucesso. Leia aqui.

Nosso compromisso com a Articulação das Agendas Prioritárias da Educação


Lançamento do livro Sistema Nacional na Prática!

A Frente Parlamentar Mista da Educação e o Colabora Educação lançaram o livro Sistema Nacional de Educação na Prática, com artigos assinados por diversos parlamentares com o objetivo de abarcar toda a pluralidade brasileira. O lançamento do livro marca um grande avanço para a consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE), que tem o objetivo de garantir a colaboração entre os níveis municipais, estaduais e federais para superar os desafios e as desigualdades da Educação brasileira. O Projeto de Lei que cria o Sistema Nacional de Educação já foi aprovado pelo Senado e aguarda a votação do plenário da Câmara dos Deputados. Acesse o livro clicando aqui. Assista ao vídeo de lançamento aqui.

Recife realiza formação em competências digitais para educadores!

A rede municipal de Recife realizou, no dia 15/08, o Seminário de Formação em Competências Digitais que marca o início da parceria do município com o Instituto Natura e a Fundação Telefônica Vivo, com o objetivo de estruturar uma política de formação focada no desenvolvimento de competências digitais para professores e gestores escolares. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Frederico Amâncio e de 350 educadores que participaram de oficinas de introdução e integração com o tema. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização das Consultoras de Beleza Natura


Nova Trilha Formativa de Cidadania e Educação: Estamos de Olho!

Em parceria com Natura Crer Para Ver, desenvolvemos essa nova Trilha para informar as Consultoras e Consultores de Beleza Natura e seus familiares sobre os seus direitos na Educação, sobre como apoiar e fortalecer a educação dos filhos, sobre o que fazer para contribuir com a educação da sua comunidade, além de apresentar as ofertas de educação que Natura Crer Para Ver oferece! Se você é Consultora ou Consultor, acesse o novo curso através do app Consultoria, clicando em “Treinamentos”, depois em “Categorias”, seguido de “Desenvolvimento para a vida” e encontre a trilha “Estamos de Olho!”.

Compartilhe: