Doação do Instituto Natura por meio de Natura Crer Para Ver integra campanha com Consultoras de Beleza

Quando virou professora, em 1997, Eliane Borges começou trabalhando com a alfabetização. Viu crianças aprendendo a juntar letras, a entender frases e a, depois, contar histórias. O caminho dela na educação foi mudando, rumando para a geografia e para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Mas a convicção de que a educação transforma vidas continuou intacta: “A educação, para mim, é a mola que faz o mundo girar. Eu acredito na educação porque a educação transforma a vida das pessoas e a partir dessa transformação a gente consegue mudar o lugar que a gente vive.”

A professora é também Consultora de Beleza Natura e Avon, um ofício que herdou da mãe, Consultora desde a década de 1980. Eliane viu a escola em que trabalha hoje receber um mundo de novas possibilidades com a chegada do acervo de mais de cem livros doados pelo Instituto Natura com apoio de Natura Crer Para Ver.

A escola municipal Francisca de Ferreira de Avelar, em Sete Lagoas, Minas Gerais, foi uma das 39 do país que receberam uma seleção de obras de autores brasileiros, que tratam de temas como meio ambiente, memória e ancestralidades afro-brasileiras e indígenas. “O acervo contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos – para o desenvolvimento da aprendizagem dentro da leitura, da escrita e da interpretação, que são defasagens hoje dentro da escola“, celebra Eliane.

A ação é uma iniciativa do Instituto Natura e de Natura Crer Para Ver realizada por meio da participação ativa da Força de Vendas Natura (Gerentes, Consultoras de Beleza  e Líderes de negócios). Com a mobilização de todos, foi possível beneficiar crianças de todo Brasil.

A campanha de mobilização teve incentivo e engajamento em prol da educação. As gerências de vendas que mais tiveram Consultoras treinadas nos letramentos digitais oferecidos pelo Instituto Natura foram reconhecidas com os acervos de livros e puderam indicar e presentear uma escola pública de sua região. 

Ao todo, 39 Gerências de Venda da Natura foram reconhecidas e indicaram escolas públicas que atendem crianças em fase de alfabetização (de 6 a 9 anos); os acervos foram entregues entre os meses de outubro e novembro.

Eu já vi alguns títulos e achei bastante atuais dentro de contextos que a gente vive, com relação a questões raciais e à inclusão como um todo”, conta a professora e Consultora. “Tenho certeza de que esses títulos vão enriquecer muito os conteúdos que forem trabalhados aqui e o desenvolvimento da leitura dentro da nossa escola. Os livros do Instituto Natura e de Crer Para Ver vieram para somar com o processo de ensino e aprendizagem da escola.”

Eliane diz que, tanto como professora quanto como Consultora, é muito bom ver que os projetos de Natura Crer Para Ver, que destina o lucro dos produtos da linha à educação, são reais: “Eles existem e chegam às pessoas, chegaram aqui.”

Opções de acessibilidade