Evento nacional mobiliza Líderes de Negócios em todo o país

Encontro Líderes 2025 apontou caminho de prosperidade por meio de educação e treinamentos
O primeiro passo para que a Líder de Negócios Jéssica Ferreira organizasse a vida financeira foi reconhecer que havia um problema. “Não é de um dia para o outro [que a gente aprende a ordenar as finanças], é um planejamento diário”, conta. A história dela virou um exemplo para outras Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios – e por isso foi destaque no Encontro Líderes 2025, realizado durante o mês de abril, em 40 Gerências de Venda no país.
“Meu processo de educação financeira não foi muito bom no início, porque acabei iniciando nesse processo no momento mais turbulento da minha vida pessoal e isso afetou muito minha vida financeira”, lembra Jéssica. “Aí, minha gerente me indicou o curso do Instituto Natura, realizei o curso e foi uma troca muito legal com as participantes”.
A Jéssica conta que aprender a lidar com o dinheiro não só possibilitou que ela alcançasse objetivos que já tinha, mas também permitiu que ela passasse a fazer planos para o futuro. Além disso, ela virou referência para o grupo de Consultoras de Beleza que lidera. “Eu fiquei surpresa de me tornar um exemplo para as minhas Consultoras e as mudanças que eu fiz na minha vida eu passo para elas, como ensinamento. Eu fico muito feliz de ter participado desse processo no instituto e de hoje poder ajudar as minhas Consultoras”.

O tema da educação financeira foi um dos principais no encontro nacional deste ano. A pesquisa feita pela Natura para medir o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das Consultoras constatou que o dinheiro de metade delas não chega ao fim do mês e que, a cada três Consultoras, pelo menos uma declarou estar endividada. “Quando isso acontece, nossas Consultoras perdem qualidade de vida, bem-estar, a capacidade de serem ativas e produtivas na Consultorias e de terem uma vida digna”, enfatiza a diretora de vendas Natura e Avon, Duda Cavalcanti. “Cuidar do nosso dinheiro é assumir o controle da nossa liberdade”.
O encontro, realizado para apresentar tendências e lançamentos, para falar dos resultados da linha Natura Crer Para Ver e para mostrar estratégias de negócios, neste ano também reforçou a importância de aprender a lidar com o dinheiro. As Líderes de Negócios foram informadas em primeira mão no evento que aquelas que se engajarem na campanha de educação financeira que será lançada em maio ganharão um livro infantil sobre o tema, para compartilharem histórias com suas comunidades.
“Quando falta dinheiro, sobra ansiedade, estresse, insônia, baixa autoestima, queda na produtividade, a realização de sonhos fica mais distante”, explica Duda Cavalcanti. “Para as mulheres, fica mais difícil sair de situações de violência doméstica e mudar a própria vida. Isso é o oposto de bem-estar bem e o bem estar está no centro da Consultoria”.
A autonomia e a prosperidade proporcionadas pelas ofertas de educação financeira também são encaminhadas por outros serviços de educação oferecidos por Natura Crer Para Ver e pelo Instituto Natura. No Encontro Líderes 2025, uma formatura celebrou aquelas que, no ano passado, concluíram o sonho da primeira graduação com uma bolsa integral. Outras Líderes seguem hoje nesta trilha, cursando o Ensino Superior pela primeira vez e apostando na educação formal para transformar a própria vida e de suas famílias.
As histórias de graduadas e graduandas são parte dos resultados concretos do trabalho do Instituto Natura, que é viabilizado pela venda de produtos da linha Natura Crer Para Ver. O encontro anual de Líderes apresenta os efeitos deste engajamento, como as mais de 360 mil Consultoras e os mais de 4 milhões de estudantes impactados em 2024 pelas ações do Instituto Natura. “Quanto mais vender [Natura Crer Para Ver], mais a gente consegue ajudar pessoas a crescer, evoluir, realmente acontece”, incentiva a Consultora Aparecida Ribeiro. “E eu também estou sendo beneficiada, porque não terminei meus estudos e agora estou tendo esta oportunidade. Eu me sinto realizada”.