O câncer de mama é o mais comum em mulheres no mundo e o que mais mata mulheres no Brasil, mas tem 95% de chance de cura quando é descoberto no início. Para garantir cada vez mais acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, é preciso conscientização, investimento e políticas públicas eficientes.
O Instituto Natura trabalha para o fortalecimento e para a ampliação de políticas públicas voltadas à detecção precoce do câncer de mama, em parceria com diferentes setores da sociedade. Também investimos em pesquisas e na produção de conteúdo confiável e de qualidade para conscientizar a sociedade e estimular o protagonismo das mulheres no cuidado com a própria saúde.
Em parceria com o Observatório de Oncologia da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), lançamos o Panorama do Câncer de Mama, que traz dados atualizados do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a doença no Brasil para apoiar gestores públicos nas tomadas de decisão baseadas em evidências.
Apoiamos o Ligue Câncer (0800 773 1666), canal do Instituto Oncoguia que oferece orientação gratuita e especializada para pacientes com câncer e familiares, de qualquer lugar do Brasil, sobre seus direitos, diagnóstico e tratamento.
Acreditamos que a informação de qualidade pode salvar vidas. Por isso, produzimos e distribuímos gratuitamente, para todo o país, guias de bolso com a jornada de cuidados com as mamas e com orientações sobre riscos e sinais de câncer de mama .
Apoiamos o desenvolvimento de tecnologias sociais que ampliem o acesso precoce ao diagnóstico, como a Navegação de Pacientes, a busca ativa e a qualificação diagnóstica. Nessa linha, investimos em um projeto piloto da Universidade Federal de Goiás que pretende capacitar agentes comunitários, médicos e enfermeiros da atenção básica de saúde para a realização de exame clínico, informação e conscientização sobre o câncer de mama.
Notícias relacionadas
As Consultoras de Beleza Natura e Avon são um público prioritário e também recebem materiais informativos, orientação e assistência para cuidarem da própria saúde e se tornarem multiplicadoras sobre o cuidado com a saúde das mamas em suas comunidades.
Para nós, a garantia à saúde é um pilar fundamental para o bem-estar e o pleno desenvolvimento das mulheres, permitindo que elas alcancem seu máximo potencial.
Outro Compromisso com os direitos e saúde das mulheres