Encontro com 18 estados promoveu troca de experiências para construção de educação de qualidade
Um evento com palestras e trocas de experiências para construir uma alfabetização no tempo adequado como parte de uma estratégia para uma educação justa e inclusiva. Esse foi o objetivo do Seminário de Coordenadores Estaduais 2024, que reuniu, em Fortaleza, 18 coordenadores educacionais de estados que participam da PARC (Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração).
Os participantes trataram de diversos aspectos ligados ao desenvolvimento de uma educação de qualidade, como a equidade, os indicadores de aprendizagem e as ferramentas pedagógicas baseadas em evidências. “Foi um momento muito importante e de muitas trocas, que nos propiciou a reflexão sobre as desigualdades nos resultados de alfabetização e como pensar estratégias que nos possibilitem no avanço da aprendizagem com equidade”, avalia Márcia Ferri, gerente de políticas de alfabetização do Instituto Natura.
O encontro foi realizado pela Associação Bem Comum, com o apoio do Instituto Natura e de Fundação Lemann, Fundação Vale e B3 Social.
“Discutimos temas fundamentais, como o monitoramento das políticas estaduais de alfabetização, e as possibilidades de aprendizados ao longo dos anos”, conta Márcia Ferri. “Sabemos que os desafios são grandes, mas as possibilidades de atuação são ainda maiores. Saí com a esperança de que juntos podemos fazer muito!”