#13 ChatGPT: inimigo ou aliado da Educação?

Neste episódio do Podcast Instituto Natura, David Saad conversa com Guilherme Cintra, diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann.

Podcast Instituto Natura

ChatGPT, me ajude a formular uma resposta de e-mail para essa situação; me ajude a simplificar este texto técnico; me ajude a fazer uma legenda atraente e divertida para esta postagem. Se você já deu algum desses comandos – para o ChatGPT ou para qualquer outra ferramenta do tipo, você sabe que elas facilitam bastante algumas tarefas do dia a dia.

Por outro lado, uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, investigou o potencial de impacto desses modelos de inteligência artificial generativa na habilidade de escrever textos. Os pesquisadores encontraram impactos cognitivos nos usuários, com neurônios menos ativos, e uma diminuição da capacidade de aprendizado.

Essas ferramentas de IA estão por todo lado e avançam muito rapidamente. Recentemente a Fundação Itaú divulgou uma pesquisa inédita sobre Consumo e Uso da Inteligência Artificial no Brasil, com quase 3 mil pessoas de todas as classes sociais. 41% dos entrevistados que já viram casos de substituição de trabalhadores por IA. Por isso é importante aprendermos a lidar com essas ferramentas, porque elas vão participar da nossa vida em várias esferas. Isso vale para o dia a dia em casa, para a rotina de trabalho e também para o ambiente da educação.

Este episódio discute se e como é possível fazer um uso adequado do ChatGPT e de outras ferramentas do tipo na educação, não só na educação individual, mas pensando nas redes públicas. O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, e o diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, Guilherme Cintra, contam como esses sistemas têm sido usados no ambiente escolar e tratam de caminhos para que alunos e professores possam ter uma relação saudável, consciente e ética com essa tecnologia.

Para Guilherme Cintra, o uso dessa tecnologia precisa ser intencional e não pode perder de vista a forma como ela funciona. “Em uma viagem ao Vale do Silício, em conversas com desenvolvedores das empresas, eles falaram algo que chamou atenção: o objetivo das empresas [de inteligência artificial generativa] é que se parta de um desejo e se alcance o mais rápido possível esse desejo. Isso não é um problema em si, o problema é que a educação não funciona desta forma. Se você não raciocina, você não internaliza conhecimento, não internaliza aprendizado”, explica. 

Para o diretor de Inovação e Tecnologia da Fundação Lemann, a Edtech (ou tecnologia educacional) não salva o sistema de educação, mas abre diálogos e amplia a possibilidade de repensá-lo. “Como moldamos o sistema educacional para usar essa tecnologia de forma adequada?”, questiona. “Tecnologia nunca pode estar à frente de pedagogia, assim como a pedagogia nunca pode estar longe da tecnologia”. 

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o instituto e tem episódios quinzenais, publicados às segundas-feiras.

Opções de acessibilidade