#10 Tecnologia na Educação: o que o MEC tem feito?

Neste episódio do Podcast Instituto Natura, David Saad conversa com Anita Stefani, Diretora de Apoio à Gestão Educacional na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

Podcast Instituto Natura

Não à toa discussões sobre o uso da tecnologia na educação já apareceram no podcast de várias formas: as ferramentas tecnológicas são recursos incontornáveis hoje – estão em todas as partes, inclusive na sala de aula. Um dos desafios centrais é entender como torná-las aliadas – e não adversárias – na educação. Para isso, é preciso haver diretrizes para um uso “intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”, como define o Ministério da Educação (MEC).

Desde o ano passado, o MEC vem lançando iniciativas focadas em novas ferramentas, materiais e cursos para o uso de recursos digitais na educação. Hoje há exemplos pelo Brasil de que a tecnologia pode ser direcionada para contribuir com a construção de uma educação de qualidade. Já contamos no podcast, por exemplo, o caso do Mato Grosso, estado que conseguiu bons resultados investindo também em infraestrutura tecnológica para as escolas e em uma formação robusta para os professores poderem usá-la da melhor forma.

Neste episódio, o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe a diretora de Apoio à Gestão Educacional na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Anita Stefani, para olhar de forma mais abrangente para o uso de tecnologia na educação, tentando entender como isso tem acontecido em todo o território nacional. A conversa trata de iniciativas já implementadas, diferenças regionais, boas práticas e desafios.

“O uso da tecnologia precisa ser consciente, crítico e intencional”, avalia a diretora do MEC. “Tivemos que aprovar uma lei para restringir o uso de celular nas escolas, porque essa tecnologia entrou de forma não mediada e estava tirando a atenção dos alunos. Então, o MEC não acredita no uso da tecnologia a qualquer custo”. Anita Stefani explica que é preciso olhar para a tecnologia, ao mesmo tempo, como área de conhecimento, sobre a qual se aprende na escola, e como uma ferramenta. “São esses dois aspectos juntos queentendemos que vai aumentar, potencializar o aprendizado”, pontua.

Para Anita Stefani, é importante que a tecnologia também seja tema das formações de professores e gestores, inclusive para encontrar caminhos para preencher lacunas de gaps geracionais entre educadores e estudantes. “Precisamos ensinar os professores, capacitar os professores para que eles possam falar de tecnologia com as gerações mais novas”. Entre as ações do MEC nesse sentido, está a oferta de cursos para redes públicas de educação de todo o país. “Oferecemos formações à distância, já são mais de 80 cursos só na área de tecnologia, de curta e de longa duração, para que as redes possam usar esse conteúdo de forma complementar às formações locais”, conta.

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o
instituto e tem episódios quinzenais, publicados às segundas-feiras.

Opções de acessibilidade