Encontro discutiu governança, gestão e parcerias entre governos municipais, estadual e federal
A primeira edição do “Pactos pelo Piauí” reuniu mais de 200 prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024 para fortalecer parcerias entre os Executivos estadual, federal e municipais e melhorar a eficiência nos gastos. O evento foi organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (Appm).
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assessores municipais, representantes de órgãos estaduais, deputados federais, deputados estaduais e secretários de estado também participaram do encontro.
O “Pactos pelo Piauí” acontece no momento de transição dos governos municipais e contribui para a familiarização dos gestores que estão chegando. O objetivo é acolher, integrar e articular a cooperação entre os entes federados, promovendo o alinhamento de ações estratégicas e garantindo um canal permanente de comunicação e informação para a implementação eficiente de políticas públicas. Além disso, fortalece o compromisso com políticas públicas como a alfabetização em regime de colaboração.
No evento, foram apresentados indicadores desafiadores para o Piauí e foram descritas iniciativas em diferentes áreas contempladas por propostas colaborativas, com foco no desenvolvimento sustentável dos 224 municípios do estado. Os sete pactos colaborativos apresentados no evento se dividem em educação; meio ambiente; saúde; primeira infância; segurança e trânsito; saneamento e defesa civil; e gestão e tecnologia.
No âmbito federal, foram abordados temas como captação de recursos, ferramentas inovadoras de gestão e mecanismos de colaboração.
Os participantes assinaram uma carta de intenções que marca a adesão dos prefeitos às ações propostas durante o encontro. O evento marcou também o lançamento do Fórum da Rede de Parcerias 2025.