Premiações estaduais celebram bons resultados de alfabetização


MT e PE realizaram em agosto suas cerimônias de reconhecimento das escolas com melhores resultados em alfabetização

Reunir municípios de todo o estado e celebrar os avanços que garantem que todas as crianças possam ler e escrever na idade certa. Com esse objetivo, autoridades do Mato Grosso e de Pernambuco se encontraram em agosto, em seus respectivos estados, para premiar as escolas com os melhores resultados de alfabetização.

No Mato Grosso, como parte do programa Alfabetiza MT, o estado reconheceu pelo quarto ano as 100 escolas com desempenho significativo nesta etapa da Educação Básica. “Foi um momento super bonito e potente de mobilização dos municípios e das escolas, com presença de professores, coordenadores pedagógicos e diretores”, conta a coordenadora de políticas públicas de alfabetização do Instituto Natura, Haline Floriano. O Instituto Natura, a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann ofertam apoio para esta iniciativa no Mato Grosso.

A premiação é também um reconhecimento de práticas pedagógicas bem sucedidas. “O Mato Grosso saiu da 20ª posição em alfabetização em 2021 no Brasil para a 9ª posição, com base no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2024. Isso é resultado de um trabalho coletivo, de muita colaboração e parceria do estado com seus municípios”, destaca Haline Floriano.

Além de premiar as 100 melhores escolas, o estado destacou os nomes das 10 escolas com os melhores índices de desempenho na alfabetização, além de reconhecer 13 professores com iniciativas que fizeram diferença para a construção da equidade no ambiente escolar e 13 estudantes com as maiores proficiências em cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). “Além de primar pelo que já vinha sendo feito anualmente, premiando 100 escolas, o MT também teve a preocupação de olhar para outras dimensões, como a equidade, que é um aspecto central nos processos de aprendizagem”, enfatiza a coordenadora de alfabetização do Instituto Natura. “Foi um momento muito rico, no sentido de reunir diferentes municípios e envolver toda a comunidade escolar nesse espaço que é muito significativo e simbólico, uma vez que reúne as autoridades, o alto escalão e toda a sociedade civil”.

Em Pernambuco, a premiação também reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, do terceiro setor e da comunidade escolar. O estado premiou as 50 escolas públicas com o melhor desempenho nos índices de alfabetização. “Foi um evento lindo e as falas  das lideranças educacionais presentes deixaram claro o foco que Pernambuco deu à educação, sobretudo ao compromisso de alfabetizar na idade certa”, conta Bianca Siqueira, analista sênior de políticas públicas de alfabetização, que acompanhou a cerimônia.

O Prêmio Escola Destaque é parte do Programa Criança Alfabetizada e pretende incentivar a melhoria contínua da qualidade do ensino e dos resultados da etapa de alfabetização. A premiação também contempla a categoria “escolas apoiadas”, que oferece apoio financeiro e pedagógico às escolas com os resultados mais desafiadores. 

Os programas de alfabetização em regime de colaboração têm se mostrado uma estratégia eficiente e efetiva para a melhoria da educação. 

Opções de acessibilidade