Pará reforça apoio ao Ensino Médio Integral


O governo do Pará colocou o ensino integral como uma das prioridades estratégicas na política educacional do estado. A meta é atingir 200 escolas integrais até 2026, ampliando o percentual de estudantes que fortalecem seu protagonismo desenvolvendo projetos pessoais ou coletivos – hoje 80% dos alunos já estão neste grupo.

O compromisso do estado é com a ampliação da infraestrutura, possibilitando que as escolas estejam aptas a receber um modelo com jornada estendida, e com a capacitação de professores, permitindo que o currículo seja devidamente ampliado, com foco no protagonismo e com a inclusão do desenvolvimento de um projeto de vida e de habilidades socioemocionais.

O Censo Escolar de 2023 apontava que 73 escolas paraenses de Ensino Médio apostam na proposta pedagógica integral, que visa o desenvolvimento para além dos conteúdos ensinados em sala. As matrículas, mais de 15 mil, correspondiam a 5,4% do total do estado, de acordo com os dados do MEC.

Mas o estado já vinha trabalhando na expansão, um trabalho apoiado por Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. O Programa de Ensino Integral (PEI) no Pará, gerido pela Secretaria de Estado de Educação, elevou de 31 para 162 as escolas de tempo integral, entre 2018 e em 2025.

Entre os programas e estruturas desenvolvidos nesse período para fomentar o Ensino Médio Integral estão a criação de salas de leitura e laboratórios e projetos como o Clube do Chá com Livro, um projeto bimestral que une literatura e debate e foi implementado em parte das escolas.

O Instituto Natura apoia o fortalecimento de Ensino Médio Integral, como forma de enfrentar desigualdades educacionais (inclusive de gênero e de raça), de consolidar conhecimentos acadêmicos e de garantir o sucesso pessoal e da vida cidadã, com maior ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho – todos esses resultados já apontados por pesquisas que analisaram os impactos da implementação da proposta integral na etapa final da Educação Básica.

Opções de acessibilidade