No Afro Fashion Day, Avon e Instituto Natura conscientizam sobre violência contra mulheres

Evento uniu beleza, cultura e conscientização para ampliar o diálogo sobre o fim da violência contra mulheres.
Mulheres reunidas para celebrar a moda e a cultura afro-brasileira também foram convidadas a refletir sobre seus direitos e sobre como agir diante da violência. No Afro Fashion Day, realizado em 1º de novembro, em Salvador, a Avon e o Instituto Natura promoveram ações de conscientização sobre como reconhecer e enfrentar situações de violência contra mulheres.
Durante o evento, foram compartilhadas informações sobre os diferentes tipos de violência doméstica e um vídeo de apresentação da Ângela, canal de WhatsApp criado pelo Instituto Natura para apoiar mulheres em situação de violência. Também foram distribuídos os Guias de Bolso para Relacionamentos Saudáveis pelas promotoras Avon, reforçando a importância da informação como ferramenta de autonomia e proteção.
As ações antecedem a mobilização global 16 Dias de Ativismo, que marca o mês de novembro e busca ampliar a conscientização e o enfrentamento das múltiplas formas de violência contra mulheres e meninas. O movimento, liderado no Brasil pela Avon e pelo Instituto Natura, também se estende à Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, países em que o Instituto atua.
A iniciativa foi inspirada na campanha “Sim, é violência. Chame pelo nome”, que incentiva a identificação de violências “invisíveis”, muitas vezes disfarçadas de ciúmes ou brincadeiras.
“Eventos como o Afro Fashion Day, em que há uma forte presença de mulheres — em especial mulheres negras, que são as maiores vítimas de feminicídios no Brasil — são uma ótima oportunidade para levarmos conscientização de qualidade sobre esse tema, que é urgente para a sociedade”, afirmou Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência Contra Mulheres no Instituto Natura.
Há 17 anos, o Instituto Natura e a Avon atuam pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Avon mantém a linha de produtos Ofertas do Bem, que reverte 100% do lucro das vendas para iniciativas voltadas à causa, além de contribuir para o cuidado com a saúde das mamas.
“Quando nós unimos marcas que carregam propósito, como a Avon, a eventos como este, ampliamos o alcance de uma causa que salva vidas. Nosso objetivo, por meio destas ações, é conscientizar e incentivar as mulheres a conhecerem seus direitos, ativando toda a sociedade para atuar como uma rede de apoio, acolhimento e, sobretudo, proteção”, reforçou Juliana Barros, diretora de Comunicação e Marketing da Avon Brasil.





