Natura Crer Para Ver completa 30 anos transformando vidas na América Latina


Marca social da Natura viabiliza iniciativas que transformam educação e garantem saúde e direitos da mulher

A linha Natura Crer Para Ver celebra 30 anos em outubro de 2025 com muito a comemorar. A história da marca social da Natura é marcada por números de impacto. Só em 2024, financiando as causas de educação do Instituto Natura, os produtos Natura Crer Para Ver colaboraram para transformar a vida de mais de 5,5 milhões de estudantes e mais de 500 mil Consultoras de Beleza na América Latina.

30 anos de impacto social

O engajamento das Consultoras de Beleza com a venda de produtos da linha Natura Crer Para Ver garantiu que a marca social da Natura encerrasse 2024 com uma arrecadação de R$ 93,7 milhões, investidos na construção de uma sociedade mais justa e próspera por meio da educação. 

Natura Crer Para Ver é uma das marcas sociais que viabilizam financeiramente o trabalho do Instituto Natura e permite uma atuação consistente na qualificação de políticas educacionais nos seis países em que o Instituto atua: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Crer Para Ver foi a maior arrecadação coletiva na América Latina em campanha permanente, em número de doadores e valor arrecadado, em 2023; também se destacou como a maior marca de produtos sociais da América Latina, em venda e arrecadação. A rede formada a partir de Natura Crer Para Ver é a maior a investir de forma consistente na educação latino-americana. 

Impacto para Consultoras de Beleza

Destacamos a importância das Consultoras de Beleza neste ciclo virtuoso que começa com aquelas que vendem produtos Crer Para Ver, que financiam o Instituto Natura no apoio à criação de políticas públicas de Educação e de iniciativas educativas direcionadas às próprias Consultoras, assim como iniciativas que promovem o cuidado com a saúde das mamas e a proteção contra a violência contra mulheres.

Na América Latina, milhares de vidas estão sendo transformadas como a da brasileira Aledjane de Oliveira Santana, que parou de estudar na 6ª série do Ensino Fundamental e, aos 46 anos, voltou às salas de aula para retomar de onde tinha parado. A Consultora do estado de Pernambuco concluiu o Ensino Fundamental e depois o Médio, um sonho antigo que carregava, por meio do programa de bolsas do Instituto Natura em parceria com o Sesi. 

“A oportunidade era muito boa, mas eu achei que não conseguiria”, conta Aledjane, lembrando que pensou duas vezes antes de se inscrever. “Eu achava que não daria, pelas minhas limitações. Tenho quatro filhos, trabalho como diarista e passo o dia todo no trabalho. À noite, no horário da aula, estava sempre cansada.”

O apoio dos professores do EJA (Educação para Jovens e Adultos) foi importante para que ela se mantivesse firme no objetivo de chegar ao fim do ciclo. Aledjane se alegra de ter persistido, inclusive pelo exemplo que deu à família. “Eu sempre soube que o estudo transforma a vida e eu tenho lutado para que isso seja uma realidade na vida dos meus filhos. Eles me viam falar que a escola era importante, mas não me viam realizar. Agora estão me vendo provar que realmente é esse o caminho.”

Aledjane emendou a conclusão do Ensino Médio a um curso profissionalizante de auxiliar administrativo. “Depois disso, eu vou, sim, em busca do meu diploma na faculdade”, ri a consultora. “Eu sou uma mulher negra, de periferia, e as estatísticas dizem que eu não vou dar certo. Mas eu vi que esse quadro pode ser mudado pela educação. Na verdade, eu já estou vendo isso acontecer comigo e com meus filhos. A gente não tinha perspectiva nenhuma e hoje o quadro já mudou.”

Em 2024, Natura Crer Para Ver impactou diretamente, por meio de ofertas de Educação, mais de 500 mil Consultoras de Beleza na América Latina, um número que traz orgulho e entusiasmo para seguirmos comprometidos com esta transformação. Na educação formal, em que cultivamos o sonho de ver 100% das Consultoras formadas na Educação Básica e 100% das Líderes de Negócio graduadas no Ensino Superior, avançamos no ano passado na oferta de bolsas que viabilizam o acesso à educação. Só  no Brasil, mais de 80 Líderes se graduaram em 2024 e mais de 500 estão cursando o Ensino Superior.

Impacto para a sociedade

Os efeitos, no entanto, extrapolam a rede de consultoria e impactam milhões de pessoas na América Latina. Em 2024, foram R$ 85,8 milhões investidos na educação latino-americana, o que significa um impacto na vida de mais de 5,5 milhões de estudantes. As parcerias firmadas pelo Instituto Natura com 49 estados ou províncias nos seis países em que atuamos permitiram que políticas educacionais voltadas à alfabetização na idade certa, à expansão do Ensino Médio Integral no Brasil e à construção de um olhar sistêmico para a educação fossem criadas, desenvolvidas ou aprimoradas por gestores públicos também comprometidos com esta transformação.

Em mais uma medição que apontou para o sucesso de políticas apoiadas pelo Instituto Natura, os estados que adotam o Ensino Médio Integral tiveram resultados melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2024 do que estados que adotam o modelo regular. Em nível nacional, as escolas integrais alcançaram uma média de 4,4 no Ideb, 7% acima da média de escolas regulares (4,1), segundo levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura.

No Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), os estudantes de escolas integrais foram melhor do que os outros em Matemática (271 e 265 pontos, respectivamente), e em Língua Portuguesa  (275 e 271 pontos). 

Para além dos números, o impacto palpável na vida das pessoas é que nos mobiliza. O Ensino Médio Integral mudou a trajetória do brasileiro Carlos Vinícius, de 17 anos, estudante em Caldas Novas, Goiás. O jovem definiu o modelo de ensino assim: “É uma escola que não te prepara só para vestibulares, transforma o aluno em ser humano”.

O estudante sofria bullying e se sentia retraído no ambiente escolar. Agora criou laços e desenvolveu habilidades socioemocionais, ao encontrar espaços que um crescimento integral dentro da escola. “Sou tipo vereador, dou ‘bom dia’ até para as paredes. Gosto muito de conversar com os alunos”, conta. Carlos sonha com uma faculdade de matemática e quer compartilhar conhecimentos que o ajudaram a superar medos. “Aqui, aprendemos sobre autoconhecimento, empatia, trabalho em equipe e tantas outras coisas que fazem a diferença. Isso contribui para um mundo melhor”.

O Ensino Médio Integral aposta em um modelo que contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes, para além da sala de aula, não apenas ampliando a carga horária e o currículo, mas também estimulando o protagonismo dos estudantes e a construção de um projeto de vida. Em 2024, por meio do financiamento viabilizado por Natura Crer Para Ver, atuamos em 22 estados brasileiros, celebrando o número de 6.424 escolas que adotam o modelo integral no país.

Construindo um mundo mais justo

Em 30 anos de história, Natura Crer Para Ver deixou uma trilha de impacto social. Após a união de Natura e Avon, entendemos que a soma de uma nova rede no Instituto Natura reforçou a potência de transformação de nosso trabalho, com mais uma oportunidade de fazer crescer a diversidade de perspectivas que nos empurram na direção de respostas efetivas para o desenvolvimento integral da sociedade.

Com o respaldo de Natura Crer Para Ver, o Instituto Natura está pronto para dar novos passos em direção a esse horizonte de transformações integrais, mantendo a articulação para políticas públicas efetivas, reafirmando a consideração de especificidades de causas e territórios para combater desigualdades estruturais e ampliando cada vez mais o olhar para a diversidade de estratégias e de soluções que uma rede de parceiros tão ampla quanto a nossa contempla.

Para isso, mais uma vez celebramos o engajamento das Consultoras de Beleza Natura e Avon, verdadeiras agentes de transformação social, que a cada ano também reafirmam o compromisso com Natura Crer Para Ver e, portanto, com a mudança que queremos ver e ser no mundo.

Opções de acessibilidade