Encontro Regional discute como melhorar a alfabetização na idade certa na América Latina


Instituto Natura se une a lideranças de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru em encontro com autoridades e especialistas.

Entre 9 e 16 de dezembro, acontece o Encontro Regional pela Alfabetização 2025, um evento estratégico e continental dedicado a colocar a alfabetização na idade certa no centro da agenda educacional latino-americana. O evento é realizado pelo Movimento pela Alfabetização na América Latina, composto pela sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México

O Instituto Natura reforça seu compromisso com a causa e participa ativamente do encontro, criado para valorizar a articulação regional para a construção de compromissos de longo prazo. O evento, que será transmitido gratuitamente e online pelo YouTube, busca consolidar um espaço de diálogo, cooperação e articulação para garantir que todas as crianças aprendam a ler e compreender textos no tempo adequado.

“A América Latina vive hoje um momento de convergência inédita para a alfabetização na idade certa e é fundamental participarmos do Movimento para o fortalecimento desse compromisso. Fazemos parte da Coalizão pela Alfabetização para manter a pauta como prioridade política, aprimorar a formação docente e os materiais, financiar adequadamente e proteger a execução das iniciativas das oscilações conjunturais”, afirma David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura.

Educação na idade certa: prioridade na América Latina

A iniciativa é uma grande mobilização que visa unir esforços do setor público, organismos multilaterais e sociedade civil de forma a colocar a alfabetização na idade certa como prioridade dos países. 

Durante anos, uma parte relevante da crise educacional latino-americana foi descrita pelos especialistas na área como uma tragédia silenciosa: silenciosa porque raramente ocupava o centro do debate público e tragédia porque, de quatro a cinco crianças em cada dez não alcançavam a alfabetização na idade certa — um fracasso estrutural com efeitos que se propagam por toda a vida escolar e adulta.

Apesar do desafio, a região segue em direção à mobilização concreta para garantir o direito de todas as crianças de aprender a ler e escrever no tempo adequado. Diante desse cenário, a alfabetização na idade certa passou a escalar na pauta de decisões educacionais de vários países da região.

De acordo com o Banco Mundial, hoje, mais da metade das crianças latino-americanas de 10 anos não consegue ler e compreender um texto simples. Essa realidade configura o que especialistas chamam de pobreza de aprendizagem – quando as crianças, mesmo estando na escola, não desenvolvem habilidades básicas de leitura e escrita.

Serão mais de 15 sessões com ministros e ministras da educação, autoridades nacionais, acadêmicos, especialistas internacionais e líderes de organismos multilaterais e  da sociedade civil para discutir políticas de alfabetização, evidências e melhores práticas em compreensão leitora, inovação e alianças público-sociais e o papel da sociedade civil na promoção dos compromissos, entre outros temas.

Instituto Natura como aliado na Coalizão 

Fomentar alianças nacionais e regionais que promovam o trabalho conjunto entre governos, sociedade civil e outros agentes de transformação é um dos compromissos do Instituto Natura. Por isso, como aliado da Coalizão pela Alfabetização, a instituição participa do evento com seus líderes em painéis estratégicos.

No dia 9/12, às 14h, David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, participa do painel Alfabetização na região: conquistas, lições aprendidas e próximos passos, junto a Jaime Saavedra, diretor de desenvolvimento humano para a América Latina e o Caribe do Banco Mundial.

No dia seguinte, 10/12, às 16 horas, Karina Stocovaz, gerente sênior do Instituto Natura nos Países Hispânicos, integrará a discussão sobre Novas alianças para a compreensão leitora na região: entre o nacional e o regional, com participação de Daniela Caldeirinha, vice-presidente de Educação da Fundação Lemann, e outras especialistas no tema, como América Avalos, Mercedes Barrera e Mercedes Fonseca.

Para acompanhar a programação do Encontro Regional 2025, acesse o canal neste link


Alfabetização no centro da pauta
Na terceira temporada do Podcast do Instituto Natura, David Saad conversou com Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação do Brasil, sobre alfabetização escolar. Confira o conteúdo aqui

Opções de acessibilidade