Bahia estabelece alfabetização como prioridade para 2025

Estado prepara projeto para institucionalizar programa de alfabetização em regime de colaboração
O governo da Bahia está de olho na alfabetização. O governador Jerônimo Rodrigues estabeleceu que alfabetizar as crianças no tempo adequado será a prioridade do estado na educação em 2025. O primeiro projeto de lei do ano enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia será ligado ao combate ao analfabetismo.
O texto vai institucionalizar o programa de alfabetização em regime de colaboração, que desde o ano passado já une estado e municípios em torno do fortalecimento de políticas e iniciativas que garantam que crianças saibam ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental.
“Nós temos ainda uma dificuldade muito grande, com indicadores muito baixos para a alfabetização das crianças na idade certa”, afirmou o governador. “Apelo para que os prefeitos possam, de mãos dadas com o governo federal, com o governo do estado, com os deputados, fazer um movimento muito forte”.
De acordo com os dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, feito pelo Ministério da Educação, em 2023, 37% das crianças da rede pública da Bahia alcançaram o nível de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental.
Na primeira reunião do ano sobre a PARC (Parceria para Alfabetização em Regime de Colaboração), o Instituto Natura, junto com os parceiros Fundação Lemann e Associação Bem Comum, se reuniu com a secretária estadual de educação, Rowenna dos Santos Brito, para discutir os avanços de 2024 e as estratégias para 2025.
Para saber mais sobre a Educação na Bahia, ouça o episódio #05 A Equidade Racial na Educação do podcast do Instituto Natura