Ensino Médio

Por que atuamos com
o Ensino Médio?

O cenário educacional brasileiro do Ensino Médio é alarmante. Segundo o Anuário da Educação Básica de 2020 do Todos pela Educação, a evasão escolar nesta etapa da Educação Básica em 2019 atingiu o patamar de cerca 35%, isto é, só 65% concluem o Ensino Médio. Segundo dados do Saeb 2017, dos estudantes que conseguem permanecer, 90,9% não sabem o esperado em Matemática e 70,9% não atingem as expectativas de aprendizado em Língua Portuguesa (Inep/MEC).

A falta de escolaridade causa impacto nos ganhos de renda dos estudantes, diminui as oportunidades de ascensão profissional e aumenta as desigualdades do país. Acreditamos que os altos índices de evasão acontecem principalmente pela falta de uma escola atrativa que atenda às reais necessidades dos jovens da atualidade. É preciso que o ambiente escolar acolha as necessidades e fragilidades de seus estudantes e, mais do que isso, auxilie no processo de desenvolvimento integral, formando jovens protagonistas de suas vidas, que possam sonhar e concretizar seus sonhos.

Como atuamos?

A Política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) tem como base a proposta pedagógica e a ampliação do tempo escolar do estudante.

A proposta pedagógica parte da ampliação da jornada escolar e da formação integral do estudante, tendo como pilar o currículo e abrangendo as dimensões emocionais e cognitivas dos estudantes, bem como a cidadania. O aluno formado por uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral estará mais qualificado para a continuidade da vida acadêmica, da formação para a vida e da formação profissional ou para o mundo do trabalho.

A ampliação da jornada escolar para 7h ou 9h diárias é fundamental para que a escola consiga integrar as expectativas de aprendizagem para o estudante no âmbito da Base Nacional Comum Curricular. O Instituto Natura considera que escolas EMTI são aquelas que tem carga horária de 7h ou 9h diárias.

A iniciativa do Ensino Médio em Tempo Integral tem como modelo principal a Escola da Escolha, do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), cujo o objetivo central é o Protagonismo do Jovem e seu Projeto de Vida. Este é o eixo principal deste modelo de escola, para que os estudantes do Ensino Médio, que estão finalizando a Educação Básica, possam refletir sobre seus sonhos, sobre quem são e o que desejam para as suas vidas. O modelo acredita em uma juventude criativa, participativa e atuante.

O currículo da Parte Diversificada, disciplinas para além das já previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é composto por Acolhimento de famílias e estudantes; Projeto de Vida; Práticas Experimentais; Estudo Orientado e Eletivas.

Nosso apoio técnico e estratégico é voltado para o fomento à expansão do Ensino Médio em Tempo Integral, estimulando que as redes públicas estaduais possam expandir esse modelo de escola, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social. Além do apoio aos estados no processo de implantação, com consultorias específicas de gestão e apoio pedagógico, realizamos pesquisas e estudos para entender melhor os desafios e potencialidades desta política pública e utilizamos os resultados para influir nos ajustes necessários que o EMTI necessita atendendo a diversidade de cada estado apoiado.

Baseamos nossa atuação em evidências que comprovam a eficácia da Educação Integral aliada à melhoria das práticas pedagógicas e de gestão escolar, como o pioneiro Programa de Educação Integral de Pernambuco. Uma política pública de sucesso, responsável por esse estado dar um salto no ranking nacional do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do 22º lugar, em 2007, para o primeiro lugar, em 2015. Para saber mais sobre esse caso e o papel da Educação com desenvolvimento integral para a redução das desigualdades sociais, acesse a produção de evidências do Instituto Sonho Grande clicando aqui.

Quem participa?

As parcerias acontecem diretamente com o governo do estado e secretaria de educação. Os estados que tiverem interesse em participar da PARC devem entrar em contato conosco ou com as organizações parceiras. Também podemos entrar em contato direto com os governos para convidá-los a participar do programa.

Alianças estratégicas

Instituto
Sonho Grande
Instituto de
Corresponsabilidade
pela Educação

Onde atuamos com Ensino Médio

Atualmente, a nossa atuação contempla 20 estados brasileiros (AC, AL, AM, AP, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RN, RO, SE, SP, e SC e TO), tanto acompanhando o processo de implementação quanto o de expansão.
Esse apoio e acompanhamento envolve quase 2.400 escolas e aproximadamente 760 mil estudantes.

Depoimentos

Vídeos relacionados à nossa causa (via Youtube)