O Ensino Médio é a etapa de consolidação de conhecimentos acadêmicos e de habilidades práticas e socioemocionais essenciais para o desenvolvimento pessoal. Um dos desafios desta fase da Educação Básica é a permanência na escola; em países com altos índices de desigualdade, a evasão é um nó ainda apertado. Contra isso, o fortalecimento e a inovação da proposta pedagógica dessa etapa tem se mostrado fundamental.
O Instituto Natura apoia a implantação e a expansão do Ensino Médio Integral (EMI), cujo objetivo é a formação integral do estudante. Sua estrutura prevê a ampliação da jornada escolar, mas também a implementação de um currículo que desenvolva habilidades socioemocionais, apoie na elaboração de um projeto de vida e estimule o protagonismo dos alunos.
A experiência do EMI tem apontado para o aumento da sensação de pertencimento à escola e um maior engajamento dos jovens com a vida acadêmica.
Mais de 20 estados brasileiros já apostam no EMI e têm o apoio do Instituto Natura para expandi-lo e fortalecê-lo, em uma aliança com o Instituto Sonho Grande (ISG) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Oferecemos apoio técnico, estratégico e pedagógico aos estados parceiros.
O modelo tem mostrado força e ganhado projeção. Hoje, mais de uma em cada três escolas brasileiras de Ensino Médio já oferta o Ensino Médio Integral.
O Instituto Natura também atua no desenvolvimento de uma estratégia para garantir equidade racial no Ensino Médio Integral. As diferenças sociais e raciais que criam obstáculos para que todos e todas tenham uma trajetória escolar robusta devem ser enfrentadas.
Fomentamos a produção de evidências científicas sobre a educação integral tanto internamente quanto por meio da criação do Centro de Evidências da Educação Integral (CEEI), uma iniciativa do Insper apoiada também pelo Instituto Sonho Grande.
Notícias relacionadas
-
Pará reforça apoio ao Ensino Médio Integral
Ampliar o acesso ao mercado de trabalho, à universidade e a cursos técnicos, contribuir para o aumento da renda, ter notas mais altas e resultados melhores no Enem, reduzir os casos de gravidez na adolescência e de subnutrição e até reduzir índices de homicídio estão entre as inúmeras evidências já constatadas sobre os impactos positivos do Ensino Médio Integral. Em 2024, os estados que adotam o modelo também tiveram desempenho de destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Apoiar a qualificação do Ensino Médio é uma forma de tornar a escola um espaço de impulsionamento para um futuro melhor, com oportunidades de prosperidade na universidade, no mercado de trabalho e em outros aspectos da vida dos estudantes.
Outros Compromissos com a educação