A mudança sistêmica que queremos ver na educação depende de políticas construídas em conjunto que transformem a longo prazo e tenham continuidade. O Instituto Natura está comprometido com a articulação de um ecossistema de organizações e governos, central para a construção de uma educação com qualidade e equidade.
A partir do trabalho em coalizão com outras organizações do terceiro setor, mapeamos os desafios a serem enfrentados e colaboramos com o desenho estratégico de soluções que possam saná-los de forma estrutural.
Nossa atuação está conectada ao movimento “Educação Já!”, iniciativa articulada pelo Todos Pela Educação. O documento da coalizão traz medidas para elevar a qualidade e reduzir as desigualdades dos sistemas educacionais brasileiros.
Para conseguir olhar para diferentes frentes da educação, o Instituto Natura apoia outras quatro coalizões estratégicas.
Na coalizão que atua para a melhoria da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), junto com Itaú Educação e Trabalho, apoiamos 16 estados para o desenvolvimento de políticas para uma formação emancipatória, que garanta a qualificação para inserção no mundo do trabalho.
Também trabalhamos pela melhoria dos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa cheia de desafios. Ao lado dos parceiros mantenedores – Fundação Lemann, Instituto Sonho Grande e Itaú Social – e dos parceiros técnicos – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Instituto Escolas Criativas, Motriz, Instituto Reúna e Centro Lemann -, contabilizamos apoio a mais de 1,7 milhão de matrículas (440 mil delas em tempo integral).
Os Anos Finais enfrentam dificuldades como a evasão ao longo da etapa, o aumento dos índices de reprovação e o desafio de lidar com um período em que as crianças estão passando a ser adolescentes. O trabalho da coalizão inclui articular políticas que criem uma escola em que esses estudantes se sintam pertencentes.
Na coalizão de Tecnologia, o Instituto Natura está ao lado de cinco parceiros: Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Megaedu, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Instituto Sonho Grande. Em uma iniciativa piloto no Mato Grosso, formamos mais de 60% dos professores do estado em competências digitais, por meio do Programa de Formação Docente em Competências Digitais. Também colaboramos com a adequação do currículo de 13 redes estaduais de ensino para incorporarem tecnologia e competências digitais na sala de aula.
Atuamos também em uma coalizão que, por meio do Profissão Docente, trabalha para a valorização da carreira docente e para o fortalecimento da atuação dos professores de todo o país.
Valorizar professores e professoras como peças-chave para uma educação de qualidade é o objetivo de outra coalizão que o Instituto Natura integra e na qual trabalhamos ao lado de Instituto Península, Fundação Lemann, Itaú Social, Instituto Unibanco, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lucia e Pelerson Penido como mantenedores do Profissão Docente.
Em rede com nossos parceiros, ganhamos força e alcance. De modo colaborativo, conseguimos fazer com que políticas estratégicas para a educação sejam adotadas em territórios e virem parte de compromissos nacionais com potencial para amplificar ações locais.
Outros Compromissos com a educação