Plataforma avança na reunião de dados de alfabetização na América Latina

QEdu, apoiada por aliança que inclui Instituto Natura, reúne resultados de provas e permite
análises regionais
A plataforma QEdu, uma iniciativa da Fundação Lemann com IEDE, reúne dados educacionais do Brasil e já é referência no país e agora também olha para os países vizinhos. A organização dos dados sobre outros países da América Latina amplia a possibilidade de análises e reflexões e contribui para uma discussão mais aprofundada sobre a situação da educação na região.
“O Brasil já está mais avançado em termos de dados públicos, mas a plataforma é uma forma de incentivar que outros países olhem mais para os dados e os qualifiquem, para trabalharmos cada vez mais com evidências e entendermos nossa realidade para atuar mais territorial e localmente”, avalia a coordenadora de alfabetização do Instituto Natura, Haline Floriano.
Os dados são a matéria-prima de políticas públicas baseadas em evidência e a QEdu se propõe, por meio deles, a discutir as desigualdades presentes na educação, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, ao sexo e à localização. O trabalho da plataforma é apoiado institucionalmente pela Aliança pela Alfabetização que reúne Instituto Natura, Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Motriz.
As informações compiladas no site vêm de provas e avaliações usadas como parâmetros nacionais e internacionais, entre elas o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O objetivo é ampliar o olhar para a educação, mapeando também a qualidade da aprendizagem dos alunos.
A junção de dados e a sistematização de forma a facilitar análises e traduções abrem caminhos para que pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e organizações da sociedade civil possam contribuir com transformações sistêmicas para melhor a educação no Brasil e na América Latina.