Garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até o 2º ano do Ensino Fundamental é uma das urgências da educação e é um dos compromissos do Instituto Natura.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que alfabetizar deve ser o foco pedagógico dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. As consequências de não investir na alfabetização até os 7 anos de idade incluem maior evasão escolar, índices de repetência mais altos, comprometimento dos indicadores de aprendizagem, além de impactos no futuro das crianças e no desenvolvimento social e econômico do país. Crianças alfabetizadas na idade certa têm mais chances de permanecer na escola e concluir o ensino básico, o que abre portas para uma educação superior e melhores perspectivas de vida, contribuindo para a redução da pobreza.
O Brasil avançou na área, mas o desafio é substancial. De acordo com um levantamento do Todos pela Educação, o número de crianças que não sabem ler e escrever passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021, evidenciando o impacto da pandemia de Covid-19. A recomposição das perdas desse período tem sido feita com o comprometimento de estados, municípios e da União.
O Instituto Natura apoia estados e municípios brasileiros no planejamento e na implementação de políticas públicas robustas e bem estruturadas de alfabetização. Nos estados, temos uma aliança com Fundação Lemann e Associação Bem Comum, formando a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que oferece apoio e suporte técnico às Secretarias Estaduais de Educação e estimula a colaboração entre estados e municípios para acelerar os resultados de aprendizagem. Em 2025, 18 estados brasileiros já são apoiados por esse trabalho, sendo mais de 3.900 municípios trabalhando em parceria, por meio do regime de colaboração, com mais de 3 milhões de estudantes impactados anualmente.
Nos municípios com apoio direto, além de fortalecer o Regime de Colaboração, também apoiamos, em parceria com Fundação Lemann e Associação Bem Comum, o programa Educar Pra Valer. E, ao lado de Fundação Lemann e Motriz, contribuímos com os programas Formar, Plantar e Saber em Movimento. Em 2024, foram 60 municípios com esse apoio personalizado. Também contamos com o financiamento de parceiros como UBS, Co-Impact, B3 Social e Fundação Vale.
Notícias relacionadas
-
Alfabetização em pauta
O compromisso de longo prazo com a alfabetização está estruturado em sete pilares, como elaboração do planejamento, estruturação de governança com participação de diferentes instâncias, implementação de estratégias de mobilização, divulgação e visibilidade do programa e articulação entre currículo, avaliação, material didático e formação de professores e gestores escolares. Transversal a todos os pilares está um olhar para o enfrentamento de desigualdades e iniquidades na educação pública. O Instituto Natura apoia e fortalece ações que se proponham a reduzir desigualdades sociais, raciais e de gênero que se refletem em indicadores educacionais.

A educação é cumulativa, o que significa que perdas de aprendizagem em qualquer um dos anos escolares serão prejudiciais em toda a trajetória escolar dos estudantes. Portanto, os esforços de incluir todas e todos deve ser permanente e consistente ao longo de toda a Educação Básica e deve começar já nos primeiros anos desse percurso.
Outros Compromissos com a educação