Evento reforça importância de diálogo para construir políticas educacionais robustas


Uma programação que incluiu temas centrais para a educação brasileira. O Novo Ensino Médio, a Alfabetização no tempo adequado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a construção da Equidade Étnico-Racial na Educação e a Prova Nacional Docente estiveram na pauta de paineis do Educação Já, realizado pelo Todos pela Educação, em São Paulo.

O evento reuniu deputados da Frente Parlamentar Mista da Educação, o ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, prefeitos, secretários de educação, outras autoridades, especialistas do setor e organizações da sociedade civil. Todos alinhados no reforço da importância do diálogo para construir políticas públicas educacionais cada vez mais robustas e eficazes.

O Educação Já construiu, desde seu lançamento, em 2022, uma agenda sistêmica para transformar a educação, apontando desafios e caminhos. O documento, construído com organizações parceiras, é fruto de um amplo debate e do estudo de evidências científicas e de políticas educacionais

Já tradicional na agenda de advocacy em prol de uma educação pública de qualidade, o evento incluiu a apresentação de balanços das políticas educacionais e tratou das perspectivas políticas para os temas da educação – tanto nos planos do Ministério da Educação quanto na agenda legislativa.

O Instituto Natura participou do encontro e foi mencionado como referência no trabalho para melhorar a educação pública no Brasil.

No Legislativo, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Sistema Nacional de Educação e a primeira infância aparecem como prioridades, de acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que participou do encontro.

Pautas atuais e que se mostram cada vez mais relevantes, como a crise climática, a inteligência artificial e o enfrentamento de desigualdades também fizeram parte dos debates, em intersecção com as políticas educacionais.

Opções de acessibilidade