Conteúdos

Podcast do Instituto Natura debate equidade racial na Educação

Episódio debate as desigualdades e o racismo na escola e os caminhos de enfrentamento

O sistema educacional deve assegurar que todas as crianças e todos os jovens tenham a possibilidade de acessar a escola e ter uma educação de qualidade. Isso está no papel e nas diretrizes que guiam a Educação Básica, mas na prática não é bem assim. As desigualdades brasileiras – sociais, de gênero e de raça – limitam possibilidades e, por consequência, estreitam futuros. 

No Brasil, país com um passado escravocrata, a desigualdade racial se perpetua ainda hoje e aparece também nas estatísticas educacionais e na configuração do ambiente escolar. As chances de estudantes brancos terminarem a Educação Básica são maiores do que as chances de estudantes negros; a proficiência de estudantes brancos em matemática e português é maior se comparada à proficiência de estudantes negros. 

Para além do efeito nos resultados de aprendizagem, o racismo tem reforçado estereótipos e impactado na socialização, afetando a forma como meninos negros e meninas negras se percebem e são percebidos. 

No quinto episódio da segunda temporada do Podcast do Instituto Natura, o diretor presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe a secretária estadual de educação da Bahia, Rowenna dos Santos Brito, e a professora Iara Pires Viana, gerente de Ensino Médio Integral do Instituto Natura. Eles tratam da importância da equidade racial na Educação e discutem como isso impacta resultados e trajetórias.

“O conceito de equidade racial se refere a justiça social, a igualdade de tratamento entre raças. É um conceito que busca garantir que todas as pessoas, independentemente da raça, tenham acesso igual a oportunidades e recursos. E isso é fundamental de se discutir”, explica Iara Viana. “Nesse conceito se inclui não apenas tratar as pessoas da mesma forma, mas também reconhecer e corrigir desigualdades históricas e sistêmicas, que atingem grupos raciais muito específicos. Quando falamos de equidade racial na educação, estamos falando de um compromisso que vai além de ter acesso a escolas.”

Para a secretária de Educação da Bahia, é importante entender de onde vêm os estudantes e que caminho eles tomaram até chegar à escola. Ela chama atenção para o fato de 80% dos alunos da rede baiana se identificarem como pretos ou pardos e conta que o estado tem apostado em iniciativas como a ampliação da educação integral para enfrentar as desigualdades. “A gente tem feito uma grande política de educação integral para garantir oportunidades iguais aos nossos estudantes. É uma forma de atacar, por exemplo, a questão da insegurança alimentar – muitos alunos fazem a única refeição na escola”, conta Rowenna dos Santos Brito. “Os estudantes vêm de condições diferentes, não podemos tratar todos da mesma forma.”

O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.

Compartilhe: