Novo episódio do Podcast do Instituto Natura recebe o governador Renato Casagrande, do Espírito Santo
Cada instância de governo tem um papel fundamental para melhorar a educação brasileira. Os governos estaduais têm sob seu guarda-chuva parte da rede que atende a Educação Básica e trabalha em parceria com as prefeituras para assistir, apoiar e fomentar a rede municipal.
Os governadores são essenciais para impulsionar a implementação e garantir a continuidade das políticas públicas educacionais. Esse é o tema do novo episódio do Podcast do Instituto Natura, que olha especialmente para o Espírito Santo.
A partir de uma análise das notas do Saeb 2024, que mede a aprendizagem dos estudantes, o Todos pela Educação destacou os governadores que têm alcançado bons resultados na educação, entre os 16 que têm maior tempo de gestão no país. Entre eles, está Renato Casagrande, governador capixaba. O Espírito Santo, que tem registrado seguidas melhoras nos indicadores, é um dos três estados brasileiros (ao lado de Goiás e Paraná) com os melhores resultados de aprendizagem no Ensino Médio.
Para essa conversa, o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe Renato Casagrande, que está no terceiro mandato como governador do Espírito Santo e que também foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual, além de ter exercido cargos executivos em diferentes secretarias estaduais e municipais.
O governador avalia que tomar a frente da política educacional do estado e participar de perto das discussões sobre a área são ações que fazem diferença nos resultados. Casagrande pontua, no entanto, que este é um trabalho contínuo e de longo prazo. “Na educação em especial você não faz mudanças de uma hora pra outra e não alcança os resultados no tempo que era necessário. É preciso fazer investimentos”, explica.
Renato Casagrande entende que os debates educacionais têm contribuído para ampliar a visão de gestores públicos, que estão cada vez mais atentos ao todo e não apenas às etapas da Educação pela qual os estados respondem. Um dos resultados dessa compreensão é um trabalho cada vez mais próximo dos municípios. “Nós avançamos muito em educação integral aqui no estado, mas os municípios estavam ficando para trás, porque às vezes não tem dinheiro, não tem recurso para fazer a contratação de mais professores, estender ou ampliar a área física da escola. Então, estamos fazendo muito isso [trabalho em parceria] aqui”.
O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.