Conteúdos

O Programa Criança Alfabetizada de Pernambuco completa seu primeiro ano!

O Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum são parceiros do programa, que tem foco na alfabetização de todas as crianças da rede pública de Pernambuco até sete anos de idade, isto é, ao final do segundo ano do Ensino Fundamental.

No dia 11 de junho de 2019, o Governo Estadual de Pernambuco (PE) lançava o Programa Criança Alfabetizada. O Instituto Natura acompanhou e colaborou com essa importante política pública educacional. Em apenas um ano, grandes avanços foram realizados, como a institucionalização do Programa e a alteração da cota parte do ICMS, que agora leva em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDE) como um dos critérios de partilha da arrecadação entre os municípios. Além da adesão de 100% dos municípios ao programa, que, na prática, são os grandes responsáveis pelas escolas de Ensino Fundamental com crianças em fase de alfabetização. 

Para compreender os desafios e o real cenário da alfabetização de PE, em 2019, foi aplicada uma avaliação de fluência nas crianças de todos os municípios. E foram realizadas reuniões sobre o assunto com os secretários municipais em 5 diferentes polos. Além de pagamento de bolsas de estudos para coordenadores municipais e formadores em todo o estado. Outra conquista foi a distribuição de material didático próprio para alfabetização nas escolas e as formações dos professores.  

Em fevereiro de 2020, também aconteceu uma  grande mobilização pela Educação em Pernambuco: a Caminhada pela Alfabetização no Marco Zero em Recife. Que contou com a presença de Consultoras e Consultores de Beleza Natura, professoras e professores, mães, pais, crianças e todos que apoiam a alfabetização no tempo certo.

Mas os avanços não pararam por aí e, em seguida, houve o Seminário Criança Alfabetizada e, também, a ampliação do programa para a Educação Infantil, com a elaboração de orientações pedagógicas para professores desse ciclo de ensino. Além da realização de estudos remotos semanais, com equipes regionais e municipais, durante o período de isolamento social. 

Queremos parabenizar o estado de Pernambuco, a equipe da Secretaria de Educação e Esportes, os municípios, os profissionais envolvidos e os parceiros, por todos os avanços deste ano que passou. Continuamos juntos por mais anos e conquistas pela alfabetização na idade certa de todas as crianças!

Compartilhe: