Conteúdos

Nossas ações no contexto do COVID-19

Organizamos aqui as ações e adaptações que cada um de nossos Compromissos estão fazendo para contribuir para a educação do país nos dias de hoje. Além disso, listamos projetos que apoiamos e que podem fazer a diferença no contexto de isolamento social.

 

Nosso compromisso com a Alfabetização na idade certa:

Nós, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum atuamos em parceria com governos estaduais e seus municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Devido ao contexto atual e pensando na segurança de todos, as viagens aos estados foram canceladas e a rotina de trabalho foi adequada para o modo remoto, com reuniões semanais online de 2 horas (a depender da disponibilidade do estado) e apoio no uso de aplicativos de videoconferência.

 

Nosso compromisso com o Ensino Médio em Tempo Integral: 

Apoiamos, em conjunto com nossos parceiros Instituto Sonho Grande e ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, a implementação de políticas públicas estaduais que promovam Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Atualmente colaboramos com 19 estados brasileiros. Neste momento de crise, focamos nossos esforços em 2 grandes ações: (1) adaptação das ações formativas das equipes técnicas e professores, que antes eram presenciais e agora passaram a ser à distância, nas metodologias específicas do modelo Ensino Médio em Tempo Integral; (2) apoio às equipes gestoras nas secretarias de educação parceiras no planejamento do retorno às aulas regulares, focando no desafio de garantir a aprendizagem dos alunos, de não aumentar as desigualdades de aprendizagem entre eles e não aumentar as taxas de evasão escolar.

 

Nosso compromisso com outras Agendas Prioritárias da Educação: 

O Instituto Natura se uniu a um grupo que reúne Secretários Estaduais e Municipais (CONSED e UNDIME) e as principais organizações do 3º Setor para desenhar e executar ações para apoio às redes públicas de educação diante da crise do coronavírus, tais como:

  • Rede Nacional Educativa (RNE), que disponibiliza 4 horas diárias de conteúdos para alunos da Educação Básica para serem utilizados por TVs públicas e privadas que queiram aderir;
  • Plataforma “Aprendendo Sempre” com a compilação de todas as iniciativas gratuitas voltadas para professores, gestores e famílias, com ferramentas, orientações e materiais produzidos com foco no período de quarentena;
  • Campanha #conversarfazbem para incentivar a troca intencional entre familiares e estudantes durante a quarentena;
  • Desenvolvimento de material com estratégias de Aprendizagem Remota para uso das Secretarias de Educação;
  • Ações de comunicação intensiva para garantir que todas as redes públicas do Brasil tenham acesso às informações mais importantes e possam tomar melhores decisões para minimizar os danos à aprendizagem dos alunos.

 

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização das Consultoras e Consultores de Beleza Natura:

As Consultoras e Consultores de Beleza Natura formam uma enorme rede de apoio e financiamento das ações do Instituto Natura, através da venda da linha de produtos Natura Crer Para Ver e abdicação de seus lucros em prol da educação brasileira. Essa rede de Consultoras e Consultores e seus familiares estão sendo afetados pela crise causada pelo coronavírus. Por isso, em parceria com a Natura e Crer Para Ver, estamos disponibilizando conteúdos educacionais pensados e desenvolvidos especialmente para este momento: a série se chama Passando pela Crise e contém orientações sobre como reconhecer e não disseminar fake News, vendas pela internet, orçamento doméstico, supermercado, além de conteúdos sobre saúde mental. 

Os primeiros episódios da série Passando pela Crise estão disponíveis clicando aqui. 

 

Iniciativas que apoiamos e que também podem contribuir para a educação do nosso país agora. Confira cada uma delas: 

Escola Digital 

Plataforma gratuita que concentra e organiza mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem voltados a estudantes, pais e professores. São vídeos, jogos, infográficos, animações, apps, livros digitais e muito mais, divido por disciplina, ano e tipo de recurso. Os conteúdos estão alinhados à nova BNCC e podem ser acessados por computadores, celulares ou tablets.

Esta é uma iniciativa do Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo. Conta com o apoio do Inspirare, Fundação Vanzolini e Fundação Lemann.

Acesse a Escola Digital clicando aqui

 

Portal Trilhas 

Cursos gratuitos e online, que oferecem formação continuada para alfabetizadores com apoio em vídeos, textos e imagens e ainda estimulam a troca entre profissionais de educação. O objetivo é auxiliar a professora ou o professor a aprimorar as práticas pedagógicas, planejar a sua aula e descobrir novos caminhos para que seus alunos estejam alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental. Ao concluir os cursos, recebe-se certificados emitidos por instituição reconhecida pelo MEC.

Esta é uma iniciativa do Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo. Conta com o apoio do Instituto Península. 

Acesse o Portal Trilhas clicando aqui

 

Conviva Educação

A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. No site também há uma curadoria de notícias, onde estão organizadas informações relevantes sobre o COVID-19 e seus impactos na Educação. 

Esta é uma iniciativa da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com outros dez institutos e fundações e conta com o apoio do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e da UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

Acesse o Conviva clicando aqui.

 

Aprendendo Sempre 

Uma plataforma online e gratuita, que reúne soluções, orientações, experiências e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  para apoiar gestores educacionais, professores e famílias a garantirem que todos os estudantes continuem aprendendo e se desenvolvendo durante a pandemia de Covid-19. O site será atualizado constantemente, o tempo que for necessário. Aprendendo Sempre é resultado de um esforço coletivo de organizações sociais do terceiro setor.  

Acesse o Aprendendo Sempre clicando aqui

 

Por fim, ressaltamos que todos os nossos colaboradores já estão trabalhando em suas casas e receberam orientações seguras de como se prevenir, como buscar ajuda e como não disseminar o vírus e falsas notícias. 

Desejamos que nossas ações e iniciativas contribuam para que todos possam continuar aprendendo sempre. 

Seguimos juntos. Pois juntos somos mais fortes. 

 

Compartilhe: