Conteúdos

Notícias de Maio: seminário de alfabetização, protagonismo juvenil, saúde mental nas escolas e mais! 

Reunimos aqui as principais novidades do mês de maio para que você fique por dentro da atuação e apoios do Instituto Natura e outros importantes acontecimentos para a Educação Básica do nosso país. Vem com a gente!

Nosso compromisso com a Alfabetização


Evento conecta prefeitos, secretários e gestores de todo o país! 

Neste mês aconteceu a 3ª edição do Seminário da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), formada pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum, com mais de 8 mil participantes!  

O evento, denominado “Conectados pela Alfabetização”, literalmente conectou prefeitos, secretários, gestores, diretores, professores, formadores e pesquisadores de todos os cantos do Brasil para discutir e refletir sobre a importância da sustentabilidade de políticas públicas para garantir a alfabetização na idade certa, principalmente em um ano de eleições e mudanças como 2022.   

Representantes de diversos estados participaram, confira como o evento repercutiu no Amapá, Mato Grosso e Piauí, que são três dos onze estados brasileiros que recebem o apoio da PARC em seus programas de alfabetização em regime de colaboração.

Nosso compromisso com o Ensino Médio Integral


Junho será o Mês do Protagonismo Juvenil!

Promoveremos uma série de eventos dedicados ao protagonismo juvenil. As ações começarão com um mapeamento de boas práticas protagonistas das escolas de Ensino Médio Integral (EMI), junto aos estados parceiros, e se estenderão durante todo o mês de junho! 

No dia 21 de junho, acontecerá a live “Protagonismo Juvenil: EMI + Cidadão Digital”, um bate-papo inspirador sobre iniciativas protagonistas, em parceria com a Safernet Brasil. A transmissão será feita pelo Youtube e Instagram. O time de apresentadores contará com uma dupla de estudantes porta-vozes do EMI, mostrando o protagonismo juvenil em ação! 

Também nos nossos encontros mensais, em que reunimos técnicos de secretarias de educação e os estudantes porta-vozes do EMI, dialogaremos e trocaremos experiências sobre esta temática especial! 

Nosso compromisso com a Articulação das Agendas Prioritárias da Educação


Saúde mental é fundamental para enfrentarmos os desafios da pandemia na Educação

A retomada das aulas presenciais, após um longo período de escolas fechadas, trouxe um alerta importante para a saúde mental de alunos e professores. O aumento dos casos de violência no ambiente escolar, episódios de transtorno mental e ansiedade generalizada, como os que aconteceram em Recife e no interior de São Paulo, têm sido desafios enfrentados de maneira recorrente pelas redes.

Com inspiração nas experiências do documento “Recomposição de Aprendizagens: Estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia”, as Secretarias Estaduais da Bahia e do Paraná acionaram o Instituto Natura e estão articulando para viabilizar o apoio na organização dos fluxos e protocolos para os encaminhamentos de casos urgentes de saúde mental no âmbito escolar. Vamos juntos pelo cuidado socioemocional das nossas crianças e jovens!

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização para as Consultoras de Beleza Natura


Educação financeira na palma da mão!

Agora as Consultoras e Consultores encontram o curso de educação financeira no aplicativo Naturapay, uma conta digital exclusiva para as Consultoras e Consultores de Beleza Natura. Mais de 3,6 mil pessoas já participaram do curso e 72% finalizaram com proficiência. Se você é Consultora ou Consultor de Beleza Natura, participe!  

11 mil pessoas participaram do curso de letramento digital!

Encerramos a campanha Mundo Digital, desenvolvida especialmente para quem não têm o domínio no uso de ferramentas digitais, como redes sociais e outros aplicativos úteis no dia a dia. Mais da metade das participantes finalizaram o curso com proficiência e agora têm muito mais autonomia!

Compartilhe: