Conteúdos

Notícias de Junho: efeitos do Ensino Médio Integral na redução da violência, premiação de escolas, #EducaçãoJá e mais!

Reunimos aqui as principais novidades do mês de junho para que você fique por dentro da atuação e apoios do Instituto Natura e outros importantes acontecimentos para a Educação Básica do nosso país. Vem com a gente!

Nosso compromisso com a Alfabetização


160 escolas premiadas em Pernambuco e Sergipe! 

Este mês aconteceram ações importantes das políticas de alfabetização de Pernambuco e Sergipe, que Instituto Natura, junto com a Associação Bem Comum e Fundação Lemann apoiam através da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração: o 2° Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada (PE) e o 1° Prêmio Escola Destaque Maria Thétis Nunes (SE)

O Prêmio Escola Destaque do Programa Criança Alfabetizada ocorreu dia 21/06 para reconhecer o desempenho de 50 escolas das redes estadual e municipais de Pernambuco. O prêmio foi distribuído conforme o desempenho no Sistema de Avaliação Externa de PE (SAEPE), as 50 escolas premiadas ganharam R$80 mil para continuar realizando o trabalho educacional e, ao mesmo tempo, trocar experiências com as 50 escolas com resultados desafiadores, que também receberam uma quantia financeira para investirem e melhorarem seus resultados, assim aumentando a equidade educacional no estado. Se você quiser saber mais, acesse aqui

Já o Prêmio Escola Destaque Maria Thétis Nunes também ocorreu dia 21/06, em Sergipe, como parte do Programa Alfabetizar Pra Valer. O prêmio destinará  recursos para 30 escolas que apresentaram resultados relevantes nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, e para as 30 unidades escolares que demonstraram resultados desafiadores, aferidos pelo Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), além de participar de um intercâmbio entre elas. Se você quiser saber mais, acesse aqui

Nosso compromisso com o Ensino Médio Integral


Efeitos do Ensino Médio Integral: redução de até 50% nas taxas médias de homicídios de jovens em Pernambuco

Estudo inédito realizado com o apoio do Instituto Natura estima redução de até 50% nas taxas médias de homicídios de jovens entre 15 e 19 anos em Pernambuco, estado pioneiro na implementação das escolas integrais. Além dos efeitos positivos na formação, proporcionando maiores e melhores oportunidades, o Ensino Médio Integral também afasta os jovens da violência e tem real impacto nas suas vidas e comunidades. Clique aqui e confira a matéria completa do Estadão sobre o assunto! 

Porta-vozes do Ensino Médio Integral apresentam live sobre protagonismo! 

No dia 21/06, convidamos os porta-vozes do Ensino Médio Integral para um bate-papo com o pessoal do programa Cidadão Digital da Safernet Brasil. Eles apresentaram boas práticas de protagonismo juvenil que estão gerando impacto na educação do Brasil. Assista o evento clicando aqui

“O nosso projeto recebeu o prêmio Inova Professor e ficamos em segundo lugar no Prêmio de Práticas Inovadoras em reconhecimento por sermos os pioneiros com um clube de dublagem na rede estadual da Paraíba. Com isso vamos fazer um estúdio melhor para ampliar o nosso clube”, compartilhou Ana Helloyse Freitas, da Paraíba, uma das estudantes participantes da live. 

“Nosso projeto foi idealizado por três estudantes e trata não apenas da dignidade menstrual de estudantes da escola, mas também da comunidade, por meio da arrecadação de absorventes e distribuição gratuita dos mesmos”, dividiu Érika Patrícia Pantoja, do Amapá, uma das estudantes participantes da live. 

Nosso compromisso com a Articulação das Agendas Prioritárias da Educação


Para o Brasil melhorar, #EducaçãoJá!

Você já conhece o #EducaçãoJá? A atuação do Instituto Natura com as principais agendas da Educação Básica no Brasil está conectada com o #EducaçãoJá, uma iniciativa liderada pelo Todos Pela Educação e construída ao lado de muitos atores e especialistas. Este ano foi elaborado o documento Educação Já 2022, reunindo o que há de mais recente nas pesquisas em políticas educacionais e organizando as ações centrais para contribuir com o avanço da educação pública brasileira. Conheça, acompanhe e divulgue o #EducaçãoJá! O seu envolvimento faz toda a diferença! 

Conheça os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Os nossos parceiros Reúna e Consed realizaram o ciclo formativo “Tecendo Itinerários Formativos” nos dias 27, 28 e 29 de junho. Foram apresentadas todas as etapas de planejamento, formulação e implementação dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio que estão contemplados no Guia de Itinerários Formativos, elaborado pelo Instituto Reúna em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e Fundação Telefônica Vivo. 

Assista ao encontro do dia 27/06: https://youtu.be/njnyUSqDJEk  

Assista ao encontro do dia 28/06: https://youtu.be/diLX1A5eBW4 

Assista ao encontro do dia 29/06: https://youtu.be/JBF3xSNwErs

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização para as Consultoras de Beleza Natura


Nova trilha formativa de Natura Crer Para Ver!

Essa é a trilha formativa perfeita para a Consultora de Beleza Natura que ama Natura Crer Para Ver e já é engajada na causa e também para a Consultora de Beleza Natura que ainda não conhece o Crer Para Ver tão bem assim. Todas e todos são bem-vindos para conhecer nossos compromissos pela educação pública, as oportunidades de educação para nossa rede de Consultoras e os lançamentos de novos produtos da marca! Clique aqui para conhecer essa nova trilha formativa! 

Compartilhe: