Conteúdos

Informativo do mês: lançamento do Centro de Evidências da Educação Integral, troca de experiências em Sobral, novo curso para Consultoras e muito mais!

Reunimos aqui as principais novidades do mês de julho para que você fique por dentro da atuação e apoios do Instituto Natura e outros importantes acontecimentos para a Educação Básica do nosso país. Vem com a gente!

Nosso compromisso com a Alfabetização


Troca de experiências entre Sobral (CE) e Mato Grosso

Nos dias 06 e 07 de julho, Sobral recebeu uma comitiva formada pelo Secretário Estadual de Educação Alan Porto e mais Secretários Municipais de Educação de 18 municípios do Mato Grosso para trocar experiências sobre alfabetização. O bem-sucedido programa de alfabetização na idade certa em Sobral é um modelo a ser aprendido e adaptado pelos estados e municípios que estão comprometidos com a melhoria da alfabetização de suas crianças. Este intercâmbio de experiências foi apoiado pela PARC, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, formada pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum

Discussão sobre Alfabetização em Regime de Colaboração no Consed

Nos dias 11 e 12 de julho, aconteceu a segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed). O encontro contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do secretário de Educação do estado, Vitor de Angelo, atual presidente do Consed. Veveu Arruda, Diretor Executivo da Associação Bem Comum, e Márcia Ferri, Gerente do Compromisso de Alfabetização do Instituto Natura, também participaram do evento e contribuíram com o debate sobre a continuidade da Política de Alfabetização em Regime de Colaboração com os municípios. Saiba mais, clicando aqui

Nosso compromisso com o Ensino Médio Integral


No dia 7 de julho, ocorreu o lançamento do Centro de Evidências da Educação Integral (CEEI), uma iniciativa do Insper, com o apoio do Instituto Natura e do Instituto Sonho Grande. O CEEI tem como objetivo sistematizar e produzir conhecimentos, a partir de experiências do Brasil e do mundo, sobre o impacto da educação integral para o desenvolvimento humano. Você pode conhecer algumas pesquisas já produzidas pelo CEEI, clicando aqui. E você pode saber mais sobre o centro de estudos, clicando aqui

Confira também como foi o dia do lançamento:

Nosso compromisso com a Articulação das Agendas Prioritárias da Educação


Apoio direto às redes para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Durante o mês de julho, o Instituto Natura, a Fundação Lemann e o Instituto Sonho Grande pactuaram apoio às redes dos municípios de Recife e Rio de Janeiro e do estado de Pernambuco para auxiliar as secretarias de educação na etapa de ensino dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A parceria visa apoiar por meio de estudos e diagnósticos a ampliação e qualificação do ensino integral para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.  

Formação de professores para uso qualificado de tecnologia

O Instituto Natura e a Fundação Telefônica Vivo iniciaram apoio às redes municipal de Recife e estadual do Mato Grosso para implementação da Política de Desenvolvimento de Competências Digitais de Professores e Gestores, que deve impactar diretamente cerca de 25 mil professores. Com duração mínima de 19 meses, espera-se que ao final da intervenção ao menos 70% dos professores tenham atingido o nível de apropriação necessário para utilizar a tecnologia no planejamento de atividades e como recurso complementar para melhoria do ensino e aprendizagem na sala de aula. 

Nosso compromisso com a Educação e Mobilização das Consultoras de Beleza Natura


Lançamos o curso +Protagonista – Aprendizados para facilitar a vida, uma jornada de vídeos curtos disponíveis pelo WhatsApp, que aborda temas que podem ajudar nossa rede de Consultoras de Beleza Natura a evoluir na sua jornada pessoal e profissional. As primeiras 20 mil Consultoras que finalizarem o curso +Protagonista serão presenteadas com o livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. Se você é Consultora ou Consultor de Beleza Natura e se interessou, mande um “oi” para o número (11) 96184-1291 e comece o curso agora!

Compartilhe: