Conteúdos

Livro inédito “Um sonho feito de linhas” aborda a história das Consultoras de Beleza Natura em campanha nacional pela alfabetização

A campanha nacional #EuEscrevoEssaHistória é uma iniciativa de Natura Crer Para Ver e do Instituto Natura envolvendo a mobilização da rede de mais de 1 milhão de Consultoras de Beleza Natura e convidando toda sociedade a fazer parte. 

Desde 1995, os produtos Natura Crer Para Ver fazem parte da única linha não-cosmética da Natura que tem todo o lucro revertido para o apoio à educação pública, por meio da alfabetização das crianças, ensino médio de qualidade para os jovens e o desenvolvimento integral da rede de mais de 1 milhão de  Consultoras de Beleza Natura. São essas mulheres espalhadas pelo Brasil que há 25 anos possibilitam o apoio de Natura Crer Para Ver e Instituto Natura à educação do país. 

Em comemoração e agradecimento à essa rede de afeto, nasceu o livro infantil “Um sonho feito de linhas”, escrito por Ana Carolina Carvalho e ilustrado por Andréia Vieira. A obra foi desenvolvida pela SM Educação a partir do contato direto com histórias inspiradoras de Consultoras de Beleza Natura provenientes de diferentes regiões do Brasil, que relataram momentos da infância e suas histórias de vida. O livro integra um grande movimento de alcance nacional: a campanha #EuEscrevoEssaHistória, que tem como principais pilares a sensibilização para o cenário da alfabetização no país e a mobilização de todos, principalmente das Consultoras de Beleza Natura. 

No site oficial da iniciativa, todos podem assinar a declaração que será entregue a cada um dos secretários estaduais de Educação; no próprio site, é possível acessar conteúdos exclusivos de especialistas voltados ao tema da alfabetização, leitura e escrita. O convite é para que toda a sociedade integre a campanha e apoie a educação infantil, pois, no Brasil, conforme dados da última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), de 2016, mais da metade das crianças da rede pública de ensino não aprendem a ler e a escrever até os 7 anos de idade. Isso significa que até o final do 2º ano do Ensino Fundamental elas não estão alfabetizadas, apresentando sérias dificuldades de leitura e interpretação de texto. 

Por meio de um cadastro simples é possível fazer parte dessa história e reforçar a urgência da alfabetização das crianças, um dos compromissos de Natura Crer Para Ver e do Instituto Natura. Atualmente, já são dez estados que possuem parceria direta com o Instituto Natura para garantir a eficácia da política pública de alfabetização até os 7 anos de idade. 

A campanha conta ainda com a entrega de um exemplar do livro infantil “Um sonho feito de linhas” para todas as Consultoras de Beleza Natura que ativas no mês de setembro, que foi o Mês da Educação Básica – no total, serão distribuídos 750 mil livros. Todas as pessoas que assinarem a declaração receberão o livro na sua versão digital (e-book) e no formato de áudio-livro regional.  

Assine aqui e faça parte deste grande movimento

Compartilhe: