Conteúdos

Instituto Natura assina convênio com a prefeitura de Sobral (CE) para implementar Escolas de Tempo Integral

Parceria entre Instituto Natura, Instituto de Co-responsabilidade pela Educação e Prefeitura de Sobral (CE) vai promover o ensino integral no município, beneficiando 900 estudantes 

Sobral (CE), Fevereiro de 2014 – Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, o governo municipal de Sobral (CE) realiza cerimônia para assinatura do Convênio para implementação de Escolas de Tempo Integral, às 11h, na Prefeitura da cidade. A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Natura e o Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) e contemplará um projeto piloto de ensino integral, com potencial de ampliação, nas escolas municipais Maria de Lourdes Vasconcelos e Maria Dorilene de Aragão, beneficiando 900 alunos do II Ciclo do Fundamental.
O ensino básico em Sobral possui um dos melhores indicadores educacionais do Brasil, e o objetivo da iniciativa é melhorar ainda mais os resultados de aprendizagem do Segundo Ciclo do Fundamental (6º ao 9º ano), tornando o município uma referência de práticas exitosas, com indicadores de qualidade no ensino público. “Na educação, Sobral é uma referência importante para o país. Aqui, o esforço continuado em melhorar as condições de aprendizagem de seus estudantes produziu resultados evidentes, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. A rede - incluindo profissionais, estudantes, familiares e comunidades de entorno - está madura para dar um novo salto, indo na direção dos anos finais. Junto com o Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE)  e novos parceiros que virão, queremos contribuir para o êxito desta travessia", ressalta Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura.

A atuação dos institutos será no desenvolvimento do projeto piloto, desde o diagnóstico, implementação e avaliação de resultados para que o projeto possa ganhar replicabilidade e beneficiar mais escolas, alunos e professores em todo o país. A parceria proporcionará uma formação completa aos estudantes, com um currículo integrado, aliando disciplinas tradicionais a atividades que levem à construção do projeto de vida de cada aluno, estimulando a autonomia e o protagonismo. Aos professores, será oferecida a possibilidade da dedicação integral à escola, além de formação continuada para a melhoria do ensino.

A cerimônia de assinatura do convênio contará com a presença de autoridades locais, educadores e representantes do Instituto Natura e ICE. Também participarão do evento as Gerentes de Relacionamento e Consultoras Natura, que têm sido grandes mobilizadoras em prol da educação em suas comunidades e colaboradoras na promoção e venda dos produtos da linha Natura Crer para Ver, cuja renda subsidia os projetos educacionais do Instituto Natura.

 

Instituto Natura e a Educação Integral

Desde sua fundação, em 2010, o Instituto Natura tem se dedicado a conhecer, apoiar, conceber, desenvolver e compartilhar projetos exitosos em educação. Em todo o processo de aprendizagem do Instituto, foi formalizado um posicionamento a favor da Escola Pública em Tempo Integral, sendo um dos pilares do Programa de Educação Integral apoiado pelo Instituto, cujo modelo educacional integral envolve três eixos estruturantes: excelência acadêmica, professores dedicados a uma unidade escolar e o protagonismo juvenil.

Desde 2012, o Instituto é parceiro no Programa de Ensino Integral de São Paulo, presente em 69 escolas de Ensino Fundamental e Médio, impactando 20.000 alunos. No final de 2013, o Instituto assinou um termo de cooperação com a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza para a implantação de seis escolas de tempo integral nesse município.

 

Outra ação apoiada é o Centro de Referência em Educação Integral (http://educacaointegral.org.br/), que tem o objetivo de colaborar gratuitamente com gestores públicos, escolas e agentes comunitários que pretendem ou já estão desenvolvendo programas nessa área.

Sobre o Instituto Natura


O Instituto Natura foi fundado em 2010, com o intuito de expandir e fortalecer as iniciativas sociais da Natura já existentes desde a década de 1990, voltadas  à melhoria da qualidade da educação no Brasil e América Latina. A partir da visão de “Criar condições para cidadãos formarem uma Comunidade de Aprendizagem”,  o Instituto desenvolve e apoia projetos em três pilares que se complementam: Apoio à gestão pública da educação para introduzir as melhores práticas aos  sistemas brasileiros, apoiando também o redesenho dos sistemas de gestão educacional público, como a Educação Integral;  inovação em tecnologias educacionais,  que incentivam novos modelos de escola; e transformação educacional e social, com projetos que fomentem a transformação social a partir da educação, incorporando princípios de Comunidades de Aprendizagem.

Os recursos destinados aos projetos do Instituto Natura são obtidos por meio da venda exclusiva da linha Natura Crer para Ver, subsidiada pela Natura e comercializada e divulgada pelos Consultores e Consultoras Natura que atuam como parceiros nas vendas dos produtos, sem lucro. Para viabilizar esses projetos, o Instituto estabelece parcerias públicas e privadas, e incentiva iniciativas de terceiros.

 Em 2012, a arrecadação líquida dos produtos da linha  Natura Crer para Ver resultou em 12.835 milhões e o Instituto Natura investiu mais de R$ 15 milhões em  projetos que beneficiaram 3.300 municípios, 72 mil escolas e 3 milhões de alunos.

Saiba mais: institutoantigo.dedalus.com.br

Compartilhe: