Conteúdos

Instituto Natura apoia programa de Alfabetização em Sergipe

A expectativa é que sejam beneficiadas 86 mil crianças por ano

Créditos: governo do estado de Sergipe

No dia 29 de agosto, o governo do estado de Sergipe lançou o Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa – Alfabetizar Pra Valer.

O objetivo do Programa é implementar uma política com foco na alfabetização de todos os estudantes da rede pública matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática. A expectativa é beneficiar, anualmente, mais de 86 mil crianças nas escolas públicas de Sergipe.

Para colocá-lo em prática, o governo de Sergipe conta com as seguintes parcerias: Instituto Natura, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (AMURCES).

David Saad, nosso diretor-presidente, falou um pouco sobre a importância da iniciativa: “O único jeito que a gente tem para resolver a questão da alfabetização é a gente trabalhar junto, é ter uma colaboração entre os estados e os municípios para conseguir se corresponsabilizar e encarar esse desafio de frente. O lançamento de programas e políticas públicas como o Alfabetizar Pra Valer são fundamentais para conseguirmos encarar esse desafio e vencer a questão da alfabetização das nossas crianças. Essa política tem três características que são muito importantes: a primeira é reconhecer que temos um problema sério e encarar esse desafio de frente; a segunda é que trata-se de um programa baseado em iniciativas com evidências que já foram testadas em outros estados brasileiros e funcionaram muito bem; e a terceira é calcada nessa questão da colaboração de estados e municípios.”

A iniciativa será implementada por meio de um regime de colaboração entre estado e municípios, sendo a participação deles estratégica porque os municípios são detentores de 80% dos matriculados nos anos inicias do ensino fundamental. Para incentivar a participação das redes municipais, o governo estadual fará mudanças na redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinado aos municípios.

Os municípios também receberão material pedagógico, formação continuada para todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores, prêmios para as escolas com bom desempenho e acompanhamento de resultados.

O Instituto Natura esteve presente no dia do lançamento, contando também com a participação da Gerente de Negócios Natura do estado com seu grupo de Líderes e Consultoras de Beleza Natura que mais vendem os produtos da linha Natura Crer Para Ver.

 

Fique por dentro

O trabalho do Instituto Natura somente é possível porque temos uma rede de Consultoras de Beleza Natura que vendem produtos da linha Natura Crer Para Ver. São itens não-cosméticos que têm todo o lucro revertido em iniciativas educacionais. Graças a esse envolvimento, o Instituto Natura atua em todo o território brasileiro, por meio de diversos projetos. Acompanhe-nos também pelo Facebook e Instagram.

Compartilhe: