image/svg+xmlhomeInstituto Natura | Relatório 2017

relatório 2017

Acreditamos na construção de um mundo melhor a partir da educação e no papel central que ela deve ocupar no desenvolvimento de uma sociedade mais coesa e menos desigual. Conheça a seguir os principais destaques desse trabalho.

2017: continuidade e expansão

Encerramos o ano ainda mais confiantes de que, articulados em uma grande rede que trabalha em prol da educação de qualidade, somos capazes de contribuir para a transformação sistemática e consistente de realidades.

Nosso entusiasmo é fruto, em especial, de duas importantes conquistas. Com a mudança das administrações municipais no início de 2017, dedicamo-nos a garantir a continuidade da plataforma Conviva Educação, de apoio à gestão educacional, e encerramos o ano com 4,7 mil secretarias municipais ativas ou que renovaram o seu cadastro. Também seguimos avançando no apoio à implementação das escolas em tempo integral junto com parceiros em 16 estados e agora fortalecidos com a iniciativa do Ministério da Educação de transformar o modelo em política pública. Essas escolas valorizam a formação integral do aluno, baseada em princípios como a colaboração e o diálogo.

Soma-se a essas conquistas a sequência do Movimento Colabora Educação, uma rede que apoia a disseminação de regimes de colaboração entre os agentes públicos, estados e municípios. Mais uma vez, acreditamos que o fazer junto pode potencializar os avanços na gestão da educação.

Especialmente para as Consultoras de Beleza Natura, que, desde o lançamento da linha de produtos Crer Para Ver, desempenham um papel fundamental para um ciclo virtuoso em torno da melhoria da educação, consolidamos uma iniciativa específica. Desenhado em parceria com a Natura, o programa de educação oferece incentivos e descontos para que consultoras e seus familiares retomem os estudos e tenham mais oportunidades de desenvolvimento.

Internamente, seguimos aprofundando as atividades de produção de conhecimento e de metodologias de avaliação, fundamentais para acompanharmos os impactos qualitativo e quantitativo de nossas frentes de atuação.

O ano de 2018, com eleições nos âmbitos federal e estadual, demandará ainda mais esforços para garantir a manutenção e a expansão de políticas públicas que enderecem os desafios atuais da educação no Brasil. Também desejamos seguir evoluindo nossas articulações e parcerias para alavancar o potencial de cooperação e transformação de nossas iniciativas.

Boa leitura!

David Saad Diretor-presidente do Instituto Natura

Referência em mobilização pela causa, o Crer Para Ver da Natura incentiva a formação de uma rede engajada na melhoria da educação no Brasil. Consumidores adquirem produtos da linha especial da Natura, as consultoras e a própria Natura doam o lucro da venda ao iN, que investe os recursos no fortalecimento da rede de pessoas e organizações que participam da educação. Uma rede que acredita no potencial de transformação da sociedade. Um movimento sistêmico capaz de gerar mudanças.

arrecadação
de Crer Para Ver (R$ milhões)

investimentos em iniciativas
do Instituto Natura (R$ milhões)

Confira os detalhes das demonstrações financeiras do iN em 2017.

Contribuímos para:

Professor

  • Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprimorem suas competências docentes de forma que seus alunos estejam alfabetizados na idade certa.

  • Apoiar os professores na incorporação de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas de forma a enriquecê-las e dinamizá-las.

Escola

  • Apoiar para que, no longo prazo, as escolas públicas do Brasil ofereçam uma educação eficaz, equânime e com coesão social, por meio de:

  • • Incorporação de concepção e práticas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes;

  • • Incorporação de conceitos de Comunidade de Aprendizagem em suas práticas;

  • • Definição e acompanhamento de objetivos de aprendizagem com altas expectativas para todos os estudantes envolvendo toda a comunidade escolar;

  • • Tempo integral para viabilizar os pontos anteriores.

Gestor público

  • Disseminar e incentivar o desenvolvimento e a adoção de melhores práticas de gestão em sistemas públicos de educação, considerando eficiência, eficácia, efetividade e ética, que contribuam para uma gestão qualificada.

  • Apoiar, promover e fortalecer a colaboração entre os entes federados, contribuindo para a implementação de políticas educacionais territoriais.

Consultora de Beleza Natura

  • Promover o desenvolvimento humano das consultoras por meio da educação.

Disseminação dos princípios de Comunidade de Aprendizagem

  • Criar condições para incorporação dos princípios de Comunidade de Aprendizagem nas práticas da rede ampliada de educação.

Estimular um ambiente inovador

  • Colaborar para que o ambiente da educação pública seja fértil e propício para a incorporação de inovações, favorecendo que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem.

O professor que proporciona experiências engajadoras de aprendizado

Atingir compromissos como a alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, como prevê a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e a redução pela metade do analfabetismo funcional de crianças e jovens até 2025, prevista pelo PNE (Plano Nacional de Educação), ainda são desafios para a educação no Brasil. É dentro desse contexto que apoiamos a formação dos professores para atuação em sala de aula, munidos de ferramentas adequadas que estimulem a aprendizagem de todos os alunos.

TRILHAS

www.portaltrilhas.org.br

Formação

Ampliamos de 40h para 85h a carga horária da educação a distância gratuita com a inclusão de novos conteúdos. Mais formação para o professor, menos barreiras para o conhecimento.

Acompanhamento

Após construção da Matriz de Competências, em 2016, avançamos na criação de um sistema de avaliação para analisar o desenvolvimento do professor que realiza a formação do TRILHAS.

Corresponsáveis

Fazer chegar aos lugares mais distantes do país ferramentas que auxiliam o trabalho em sala de aula é parte dos nossos objetivos. Em 2017, fizemos um chamado às Consultoras de Beleza Natura para nos ajudar nessa tarefa. Elas receberam materiais de divulgação sobre o TRILHAS para disseminar nas escolas da sua região. A ação resultou em mais de 12,3 mil novos professores cadastrados na plataforma.

Ao alcance das mãos

Lançamos a versão mobile dos cursos do TRILHAS para oferecer melhores condições para a formação. O professor tem o conteúdo ao seu alcance, como e onde precisar.

Novos parceiros

A rede de parceiros do TRILHAS cresceu: o Instituto Península e a Fundação Telefônica-Vivo são nossos aliados na melhoria da alfabetização dos alunos brasileiros.

Desde a universidade

Em uma parceria com o Instituto Singularidades, preparamos universitários de pedagogia para fazer a análise dos vídeos enviados pelos professores que replicam o que aprenderam na formação do TRILHAS em sala de aula. Além de auxiliar na avaliação dos materiais dos docentes, a iniciativa contribui para o aprendizado dos futuros professores. Em 2017, recebemos quase 2 mil vídeos.

Em 2018

Foco
Três diretrizes passarão a orientar o curso de educação a distância do TRILHAS: a personalização da formação, com os módulos sendo direcionados conforme a necessidade de cada professor; o incentivo à interação entre os docentes da rede do TRILHAS; e a avaliação da aprendizagem ao longo do processo.


160 mil

usuários cadastrados no TRILHAS até 2017

kits distribuídos para apoiar os professores na formação das habilidades de escrita e leitura das crianças

Professores impactados pelo projeto que receberam certificado de 15 horas do curso a distância

*A estratégia para distribuição de kits foi alterada em 2017, agora requerendo o envio de vídeos dos professores executando as atividades em sala de aula, tornando possível também uma avaliação da aplicação das ferramentas pelo professor.

Pedro Bandeira fala sobre sua obra e literatura para crianças
Saiba sobre o trabalho do autor de livros infantis e sua mensagem para os educadores que lidam com crianças que estão aprendendo a ler e a escrever.
Veja o vídeo

Instituto Natura | Relatório 2017 Voltar

ESCOLA DIGITAL

www.escoladigital.org.br

Sem fronteiras

Para ampliar o acesso dos professores a materiais pedagógicos de qualidade, disponibilizamos mais de oito mil Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) para download. Dessa forma, facilitamos o uso desses materiais mesmo em escolas com pouco acesso à internet.

Formação

Em 2017, 1.425 professores foram formados no curso a distância, que tem 40h. Ele também pode ser acessado na versão mobile, favorecendo a participação e o compartilhamento do conhecimento.

Integrado ao Ministério da Educação

Desenvolvemos um novo recurso que permite o intercâmbio com a plataforma de recursos digitais de aprendizagem do MEC. São mais de 20 mil recursos que o professor pode utilizar para melhorar os resultados em sala de aula.

Para 2018

Para colaborar com gestores e professores na implementação da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), revisaremos 5,3 mil objetos digitais de aprendizagem disponibilizados na plataforma.

Incentivo

Para estimular a maior participação e compartilhamento de conhecimento, vamos lançar um programa de incentivos para a rede de curadores dos recursos. Também lançaremos um curso a distância de 40h para formação desses curadores.

Acessos/ano na rede da Escola Digital

Usuários

16,6 mil

professores acessam a Escola Digital para aprimorar suas práticas pedagógicas

50 mil

novos usuários cadastrados na plataforma

Plataformas customizadas por secretarias estaduais

#papodeprofessor
Acompanhe no vídeo o que os alunos têm a dizer sobre o uso da tecnologia na sala de aula e suas dicas aos professores.
Veja o vídeo

Instituto Natura | Relatório 2017 Voltar

A escola que promove o desenvolvimento integral dos alunos

A escola em que acreditamos está a serviço do desenvolvimento pleno dos estudantes, é inclusiva e dialógica. Para garantir que isso faça parte da prática escolar, oferecer educação em tempo integral é um fator fundamental. Essa é uma das nossas bandeiras e está alinhada às metas do PNE (Plano Nacional de Educação), que preveem que pelo menos metade das escolas públicas devem oferecer ensino em tempo integral até 2024.

Nesse contexto, também incentivamos a formação de Comunidades de Aprendizagem, que buscam envolver os pais e a comunidade na prática escolar.

Em colaboração com as secretarias de educação e parceiros técnicos, o iN atua em três frentes: expansão das escolas em tempo integral, formação de Comunidades de Aprendizagem e, em uma soma de forças, na implementação das duas propostas em conjunto na escola.

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL (ETI)

www.institutonatura.org.br/escola-de-tempo-integral

Apoio

Ações contínuas de advocacy, estudos sobre a eficácia do modelo e articulações feitas pelo iN e seus parceiros influenciaram positivamente o MEC (Ministério da Educação) no Programa Nacional de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral. É um movimento importante para ampliar a oferta da modalidade no Brasil e dá mais garantias para a continuidade do investimento público em educação integral.

Conhecimento

Quanto custa para o estado universalizar a educação em tempo integral? Estudos da área de Produção de Conhecimento e Avaliação do iN procuram responder a essa dúvida, avaliando as experiências em Pernambuco, Espírito Santo e Ceará. Esse e outros estudos do iN buscam oferecer conhecimento aos gestores públicos sobre os desafios para adoção das escolas em tempo integral, tais como modelos pedagógicos, desafios de financiamento, percepção dos alunos e professores, capacidade de implementação, entre outros temas. Conheça mais aqui.

Avançamos

Atuamos, em conjunto com parceiros técnicos, no apoio a implantação de 225 escolas em tempo integral em 13 redes estaduais (AC, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PB, RN, RO, SC, SE, TO), colaborando com a estruturação de ações de formação das equipes escolares, gestão escolar e outras práticas voltadas à garantia da educação integral nos estados. Também colaboramos com a expansão da modalidade em SP, CE e PE, apoiando a produção de conhecimento, o planejamento para a gestão financeira e ampliação da educação integral.

Boas práticas
Gestores e professores de escolas em tempo integral compartilham seus avanços.
Veja o vídeo

COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (CA)

www.comunidadedeaprendizagem.com

Escolas-referência

Concentramos nossos esforços no fortalecimento das ações de formação continuada e acompanhamento da implementação das escolas que já aplicam os princípios de CA. Acreditamos que assim conseguiremos melhorar ainda mais a incorporação nas escolas e evidenciar os resultados positivos dessa transformação. Em 2017, registramos 108 escolas transformadas em Comunidades de Aprendizagem em São Paulo, Ceará, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Nas Operações Internacionais da Natura, também apoiamos a adoção de CA, com 268 escolas transformadas na Argentina, Colômbia, Chile, Peru e México.

Evoluções na América Latina

Quase mil formações foram realizadas no curso a distância de CA nos demais países da América Latina onde a Natura está presente. Na Argentina, as províncias de Salta e Santa Fé adotaram práticas de CA em seus programas. Também foram incorporadas ao programa mais importante do Peru para formação de professores. Na Colômbia, oito universidades endossam o projeto. No México, a iniciativa de Comunidade de Aprendizagem foi incorporada como política educacional na capital do país. E, no Chile, promovemos a segunda edição da certificação de CA internacional, com a participação de mais seis países.

Formação certificada

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) reconhece e certifica o curso de Comunidade de Aprendizagem como uma pós-graduação. A formação, uma parceria do iN, UFSCar e Universidade de Barcelona, prepara técnicos de secretarias e formadores de instituições parceiras para implementarem dos princípios de CA.

Para 2018

Com o foco na criação de escolas de referência, iremos personalizar a formação. Estaremos mais próximos das instituições e atentos às necessidades específicas de cada uma delas.

4.825

participantes do curso a distância, aptos a implementar práticas de CA no Brasil e outros países da América Latina

Nossos parceiros

103 instituições entre universidades, governos e organizações no Brasil e demais países da América Latina, são nossas parceiras na melhoria da aprendizagem nas escolas.

Comunidade de Aprendizagem
Queremos atingir uma educação de êxito para todas as crianças e jovens, que consiga ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social.
Veja o vídeo

ETI+CA: DUAS FORÇAS PARA GERAR MUDANÇA

Para inspirar

Em Pernambuco, onde já foi implantado um modelo consolidado de educação em tempo integral, apoiamos a adoção de práticas de Comunidade de Aprendizagem para complementar a formação dos estudantes. Levamos o modelo para 15 escolas de Ensino Médio e, em 2018, vamos expandir para outras 150 escolas municipais e estaduais de Pernambuco. Diretores e gestores pedagógicos dessas instituições passarão por formações do iN, e os supervisores da secretaria de educação do Estado vão cursar a pós-graduação sobre o tema na UFSCar – curso desenvolvido em parceria com a Universidade de Barcelona e o iN.

Expansão

Além de Pernambuco, temos parceria com gestores estaduais para adoção dos conceitos de Comunidades de Aprendizagem em escolas no Ceará, Acre e Espírito Santo.

Para 2018

Vamos intensificar o acompanhamento da adoção dos princípios de CA pelas escolas, analisando como professores estão utilizando essas novas práticas para o desenvolvimento integral dos alunos.

133 escolas

em tempo integral já adotam conceitos como a participação educativa da comunidade

Gestores que trabalham de forma colaborativa

O aumento das atribuições e competências dos municípios na gestão da educação a partir de 1988 não foi necessariamente acompanhado de investimentos equivalentes em capacidades gerencial e técnica para que as secretarias municipais estivessem aptas a implementarem políticas públicas efetivas. Esse desafio, somado ao grande número de municípios brasileiros, demanda um grande esforço e investimento na qualificação e capacitação técnica e no apoio à gestão da educação nos municípios.

Diante disso, o iN e seus parceiros fomentam a formação de uma rede de apoio para a melhoria da gestão pública da educação. Acreditamos que incentivar regimes colaborativos, multiplicar boas práticas e adotar ferramentas digitais têm alto potencial de impacto.

CONVIVA EDUCAÇÃO

www.convivaeducacao.org.br

Força na transição

Com cinco anos, o Conviva viveu seu principal desafio em 2017, com a mudança nas gestões municipais após as eleições de 2016. Mesmo com a renovação das secretarias, os números da iniciativa comprovam que ela é considerada uma força importante para os municípios evoluírem em sua gestão. Nesse período, intensificamos a interação com os gestores, visitas às secretarias e a formação presencial em 3.872 municípios. O ano de 2017 se encerrou com 4.744 municípios cadastrados na plataforma, ou seja, 85% dos municípios brasileiros como usuários do Conviva Educação.

Junto com a Base

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) foi tema da produção de conteúdo para esclarecer gestores e professores sobre as principais mudanças. Muito didático, os materiais buscaram apresentar aos municípios o passo a passo para a implementação da nova diretriz.

Formação

Lançamos o primeiro curso a distância da plataforma do Conviva com o tema gestão da alimentação escolar. Mais de dois mil membros de secretarias municipais iniciaram o curso e 500 já concluíram a formação a distância. Novas opções de capacitação que qualifiquem a gestão pública serão lançadas em 2018.

Mais indicadores

Para entender melhor o impacto do Conviva na evolução da gestão pública, realizamos um diagnóstico que avaliou a maturidade da administração de mais de 1.000 secretarias municipais de educação. Em 2018, realizaremos algumas pesquisas de campo para concluir o diagnóstico. O objetivo do trabalho é avaliar como os nossos esforços estão contribuindo para melhorar a qualidade dos processos de gestão da educação nas escolas.

Parceria

O Conviva Educação é uma iniciativa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com 11 institutos e fundações da área educacional. O iN é o gestor do projeto.

Para 2018

Interligação do Conviva com o Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), facilitando o uso de dados oficiais do governo federal na gestão diária das secretarias municipais de educação. Os municípios poderão importar automaticamente todos os dados de estudantes, profissionais, escolas e turmas da sua rede para o Conviva.

Municípios cadastrados

Municípios que acessam a plataforma mensalmente

* Desses usuários mensais, mais de 1,6 mil fazem uso intensivo da plataforma Conviva Educação.

Destaques do Conviva em 2017
Veja como o uso do Conviva vem auxiliando os dirigentes municipais de educação.
Veja o vídeo

REDE DE APOIO À EDUCAÇÃO - RAE

www.institutonatura.org.br/iniciativa/rede-de-apoio-a-educacao/

RAE POLOS

Na Bahia
Apoiamos a instalação de Câmaras Técnicas de Educação em dois consórcios de municípios no sul da Bahia (CDS-LS e CIAPRA) para fomentar a atuação conjunta desses entes federados. A iniciativa envolveu encontros de formação para prefeitos, secretários municipais de educação e as equipes técnicas das secretarias. Nesses encontros, realizamos um diagnóstico local, planos regionais e priorização das ações. Também apoiamos os consórcios na elaboração dos documentos legais para a constituição dessas câmaras técnicas. Para 2018, articulamos com a Fundação Itaú Social, a inclusão das câmaras técnicas na rede de consórcios apoiados pela organização.

Em São Paulo
Atuamos em conjunto com o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste Paulista e, junto a esses municípios, apoiamos a elaboração de um diagnóstico local e a priorização dos temas na constituição de um plano de ação regional.

No Espírito Santo e no Amapá
Baseado no modelo de êxito do PAIC (Programa de Aprendizagem na Idade Certa), do Ceará, passamos a apoiar também a governança estruturada do PAES (Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo). Oferecemos auxílio para a estruturação da governança do pacto, incluindo a definição das ações e dos indicadores de acompanhamento. No fim de 2017, o Amapá também iniciou parceria com o iN para receber apoio na criação da governança do seu regime de colaboração, o Colabora Amapá.

Movimento Colabora Educação

Seguimos trabalhando com outras sete organizações e institutos no Movimento Colabora Educação, lançado em 2016. O coletivo atua, principalmente, na produção e disseminação de conteúdos que favoreçam o potencial colaborativo entre União, estados e municípios brasileiros.

15 encontros

de formação e orientação em 3 territórios na BA e em SP

80 municípios

envolvidos

RAE PLENA

Nos municípios de Benevides (PA) e Cajamar (SP), onde a Natura mantém suas operações, o iN apoia as secretarias municipais de educação tendo como enfoque o desenvolvimento de melhores práticas em gestão incentivando o aprimoramento da educação.

Em Benevides
Os resultados da avaliação de aprendizagem apontaram melhoria de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática na rede municipal de Benevides, reduzindo o percentual de alunos com aprendizado insuficiente. A avaliação foi realizada em parceria com CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).

A atuação inclui, ainda, a implementação do currículo, apoio à formação de professores e à elaboração de intervenções pedagógicas, além do monitoramento do plano municipal de educação e do fortalecimento do Conselho Municipal de Educação.

Em Cajamar
Auxiliamos a revisão do currículo, oferecemos coaching para os integrantes de secretaria de educação e também atuamos no fortalecimento do Conselho Municipal de Educação de Cajamar. Em 2018, priorizaremos a avaliação da aprendizagem dos alunos, além de seguir com as ações de apoio à secretaria e ao conselho de educação.

I Seminário Colabora Educação
O encontro foi realizado em 2017 e refletiu e incentivou a atuação conjunta e metas compartilhadas entre os entes federados na gestão da educação.
Veja o vídeo

Consultoras engajadas

A partir de um estudo pioneiro da Natura, que mediu o desenvolvimento humano das suas consultoras, chamado IDH-CN, verificamos que muitas delas não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos e, ao mesmo tempo, se preocupavam com a formação e desenvolvimento da própria família. Desenhamos então em parceria com a Natura, um programa que oferece um conjunto de experiências de aprendizado e possibilidades de engajamento dessa rede pela educação – dela, de sua família e da sua comunidade como um todo.

EDUCAÇÃO PARA AS CONSULTORAS DE BELEZA NATURA

Atitude

Cerca de 90 mil consultoras ou seus familiares se inscreveram no Programa de Educação, que oferece cursos presenciais ou a distância de graduação, pós-graduação, idiomas, técnicos profissionalizantes, preparatório para o Enem, entre outros. Algumas ofertas garantem descontos exclusivos, outras são gratuitas, como um clube de leitura que envia livros para as consultoras.

Ofertas

Novos parceiros se juntaram ao programa em 2017: a Wizard e o English Live, ambos de ensino de idiomas.

Transformação

Após um ano de existência do programa de educação, começaremos os estudos para mensurar o impacto que as oportunidades estão gerando na vida das consultoras.

Socioemocionais

Formações oferecidas gratuitamente para as consultoras no site do Crer Para Ver trabalham habilidades socioemocionais, propondo o desenvolvimento de aptidões interpessoais e intrapessoais como comunicação, criatividade, persistência, pensamento crítico, entre outros.

Engajamento

Para levar às consultoras dicas e orientações sobre como fazer a diferença na educação dos seus filhos, lançamos um serviço de envio de mensagens SMS gratuitos que chegaram a 44 mil consultoras em 2017. As informações semanais acompanham o calendário escolar e são segmentadas pela faixa etária dos filhos.

Para 2018

Fortalecer as ofertas que desenvolvem letramento e numeramento e ampliar a abrangência das consultoras envolvidas na iniciativa.

Participantes nas ofertas de educação

Participantes nas possibilidades de engajamento

Clube de leitura*

* Distribuição gratuita de livros aos participantes.

Experiências de aprendizagem e engajamento
Confira o depoimento de Consultoras de Beleza Natura que voltaram a estudar com os benefícios de educação oferecidos pela Natura Crer Para Ver.
Veja o vídeo

Disseminação dos princípios de Comunidade de Aprendizagem

Apoiamos pessoas e organizações que participam da educação com o intuito de formar uma rede articulada e poderosa a partir do professor, da escola, do gestor público e das Consultoras de Beleza Natura. A união desses atores em uma grande Comunidade de Aprendizagem, participando, dialogando e valorizando as diferenças é capaz de gerar efeitos positivos na aprendizagem dos alunos.

É com esse intuito que promovemos a disseminação dos princípios de CA de maneira ampla, contribuindo para um aprendizado contínuo e para o desenvolvimento integral do indivíduo, tornando-o apto para influenciar o seu meio.

O sonho de Tremembé

Para aprofundar a compreensão sobre os benefícios dos princípios de CA fora dos muros da escola, implementamos um projeto piloto em Tremembé (SP), em 2017. Após transformar todas as escolas municipais em comunidades há quatro anos, o desafio passou a ser impulsionar uma cultura de corresponsabilização pela aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens em outros espaços da cidade.

Convidados a se engajarem nessa tarefa, líderes comunitários formaram uma comissão de ação que ajuda a secretaria de educação a tomar decisões. A revitalização de uma praça por meio de um mutirão dos moradores e a instalação de seis estantes de livros de literatura na cidade foram as ações iniciais do grupo. O Instituto Natura apoiou a secretaria na articulação com um grupo de arquitetos da universidade local para dar forma ao projeto de revitalização, além de doar livros para os espaços de leitura. O projeto terá sequência em 2018, e já estão previstas a instalação de mais 20 estações de leitura e ações para o fortalecimento do uso desses espaços públicos.

Nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) comprova avanço

Desde que adotou os princípios de Comunidade de Aprendizagem, Tremembé saiu de 14º para o 5º lugar no Ideb dos municípios do Vale do Paraíba.

Estimular um ambiente inovador

Mais do que promover ideias disruptivas para a melhoria dos resultados na educação pública, trabalhamos para favorecer a formação de um ambiente propício para que a inovação permeie os processos de ensino e aprendizagem. Nossa atuação se concretiza com o apoio e o fortalecimento do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) junto às equipes gestoras de municípios e estados. Também oferecemos suporte técnico ou financeiro para formação e instrumentalização dos professores, colaborando para que os alunos alcancem seu pleno potencial.

Inova

Em parceria com o CIEB, implementamos planos de inovação e tecnologia em dois estados e oito municípios.

Mapa

Identificamos mais de 30 iniciativas de inovação realizadas por nossos parceiros e elaboramos um mapa relacionando os tipos de público, atuação e recursos empregados em cada uma delas. O objetivo é evidenciar as oportunidades de sinergias entre as iniciativas, de forma que se potencializem, assim como identificar as lacunas que devem ser endereçadas para o maior sucesso na inovação dos ambientes de educação. O iN trabalhará na divulgação dessas iniciativas entre a sua rede em 2018.

Governança e parcerias

Um time multidisciplinar e engajado na construção de uma educação transformadora compõe a equipe do Instituto Natura. Esse time é apoiado por um grupo de lideranças da Natura e membros de outras fundações e institutos de educação comprometidos com o direcionamento da atuação do Instituto Natura e com a transparência dos investimentos por meio do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.

Reunidos em um Conselho Consultivo, especialistas de educação reconhecidos em todo o Brasil, colaboram com o seu conhecimento para a melhoria contínua e a busca da excelência da nossa atuação.

Instituto Natura

Diretor-presidente
David Saad

Conselho de Administração

Presidente
Pedro Villares

Conselheiros
Antonio Luiz da Cunha Seabra
Guilherme Peirão Leal
Pedro Luiz Barreiros Passos
João Paulo Ferreira
Denis Mizne
Ricardo Henriques

Conselho Consultivo

Axel Rivas
Ana Amélia Inoue
Ana Lucia Lima
Claudia Costin
Cleuza Rodrigues Repulho
Igor Lima
Lucia Dellagnelo
Paula Louzano

Conselho Fiscal

Presidente
Lucilene Prado

Conselheiros
Gilberto Mifano
Lavínia Junqueira

Aliados na melhoria da educação

Acreditamos que fazer junto é fazer melhor, e que a união de esforços é o que garante os melhores resultados na educação porque todos são corresponsáveis pela melhoria da qualidade da educação e pela construção de uma sociedade equânime. Por isso, articulamos uma rede de apoio e parceiros que incluem redes públicas de ensino, institutos e fundações que também atuam pela educação.

Destacamos duas iniciativas em que atuamos em parceria:

Movimento pela Base

www.movimentopelabase.org.br
Apoiamos o Movimento pela Base Nacional Comum no advocacy e nas discussões técnicas relacionadas à elaboração do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Acreditamos que a BNCC é fundamental para a qualidade da educação no Brasil.

Profissão Professor

www.todospelaeducacao.org.br
Apoiamos o Profissão Professor - junto ao Todos pela Educação, profissionais e organizações da Educação - que visa transformar a qualidade das políticas docentes (por meio de reestruturação dos critérios de atratividade, de formação inicial, de carreira e desenvolvimento profissional, atrelado a um marco referencial docente) de modo a assegurar que todos os alunos brasileiros tenham professores bem preparados, motivados e com boas condições de trabalho.



Nosso agradecimento a todos os nossos parceiros:

Nos conte o que você achou

Sua opinião sobre o Relatório do Instituto Natura é muito importante.

Instituto Natura | Relatório 2017 Clique para enviar sua opinião



Créditos

Coordenação geral
Instituto Natura

Coordenação editorial, projeto gráfico e web
Report Sustentabilidade
www.reportsustentabilidade.com.br

Revisão
Alícia Toffani

Fotografias
Acervo Instituto Natura, Guilherme Missumi e Marcos Suguio

Instituto Natura | Relatório 2017 Volte ao início do Relatório