Conteúdos

Análises sobre IDEB/SAEB 2023

A política de Ensino Médio em Tempo Integral (EMI) apresenta uma proposta pedagógica multidimensional conectada às realidades dos estudantes. Nas escolas de tempo integral, além da jornada diária estendida (entre 7h e 9h), o foco está no Projeto de Vida dos alunos e no desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e emocionais. O objetivo do EMI é preparar os estudantes brasileiros para a continuidade da vida acadêmica, a inserção no mercado de trabalho e o exercício da cidadania.

Levantamento exclusivo realizado pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com o Instituto Natura, revela que, em nível nacional, as escolas de Ensino Médio Integral alcançaram uma média de 4,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), enquanto as escolas regulares ficaram com 4,1, ou seja, resultado 7% superior. 

Os dados também expõem que quando avaliamos a trajetória das escolas entre 2019 e 2023 notamos que aquelas que continuaram regulares subiram 0,1 ponto no Ideb. Já as escolas de tempo parcial convertidas para o integral cresceram 0,3 ponto.

Além disso, os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que os estudantes das escolas integrais alcançaram um desempenho superior em Matemática quando comparado aos de escolas de tempo parcial, 271 e 265 pontos respectivamente, e em Língua Portuguesa, 275 e 271 pontos.

O Saeb e o Ideb são fundamentais, pois indicam a saúde, os desafios e os avanços da Educação no Brasil, contribuindo com o trabalho de especialistas, docentes e gestores do campo.

O Saeb é um conjunto de avaliações composto por testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública (censitário) e na rede privada (amostral). O Saeb permite a realização de um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

As médias de desempenho dos estudantes no Saeb juntamente com as taxas de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono), apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb. Criado em 2007, o Ideb é o principal indicador da qualidade educacional no Brasil, possibilitando o acompanhamento das metas das políticas para educação básica.

Os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do Ideb

(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023, divulgados em agosto pelo Ministério da Educação (MEC), destacam o impacto significativo do Ensino Médio Integral no país. 

Dada a importância do Ideb e do Saeb para a Educação, o Instituto Natura elaborou análises detalhadas sobre os resultados de 2023 que podem ser acessados nos documentos abaixo.


Compartilhe: