Grupo de 50 pessoas realiza curso imersivo sobre campanhas para mobilização social
Representantes do Instituto Natura e de outros parceiros da sociedade civil participaram, em outubro, de um curso na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, sobre organização social e desenvolvimento de liderança. O objetivo da imersão é que, com a experiência adquirida nas aulas conduzidas pelo professor Marshall Ganz, os participantes consigam estruturar campanhas de sensibilização e de mobilização sobre a alfabetização em seus países, fomentando um compromisso político regional para o fim do analfabetismo na região.
No grupo de 50 pessoas, estavam também integrantes de Associação Bem Comum, Argentinos por la Educación, BID, Banco Mundial, Capital Común, Centro Lemann de Sobral, Fundación Coppel, Fundação Empresarios por la Educación, Fundação Lemann, Fundação Sura, Instituto Natura, Leading Change Network, Mexicanos Primero, Por un Chile que lee, Todos pela Educação, UNESCO, Via Educación, entre outras organizações.
Atualmente, Instituto Natura, Fundação Lemann, Fundação Sura, Coppel e outros parceiros do terceiro setor estão construindo o Compromisso Regional pela Alfabetização na América Latina para promover a troca de conhecimento e de experiências bem sucedidas no campo da alfabetização. A ideia é fomentar a criação, a implementação de políticas públicas e a mobilização social em Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
O Compromisso iniciou suas atividades no começo de 2024 e, em agosto, parte do grupo fez uma imersão em Sobral, no Ceará, para conhecer a exitosa experiência da cidade que conseguiu alfabetizar 100% dos alunos e virou referência nacional e internacional.
Anualmente, cerca de 44,3% das crianças latinoamericanas não são alfabetizadas na idade certa, isso representa 6 milhões de meninos e meninas que podem ter sua trajetória escolar prejudicada. Os dados da região são importantes e demonstram que é preciso avançar.
Compromisso pela Alfabetização na América Latina faz imersão em Sobral