Evento em Recife expõe projetos desenvolvidos por alunos a partir de competências digitais
É a segunda vez que Pernambuco realiza o Festival de Programação e Robótica do Recife. A capital recebeu em setembro quatro dias de evento, que teve a participação de mais de três mil crianças e adolescentes por dia.
O encontro é um espaço de troca de experiências entre educadores, estudantes e a comunidade escolar, com oficinas, apresentações, exposições e competições. É também um palco para os projetos de tecnologia desenvolvidos em sala de aula pelos alunos.
As atividades são resultado de iniciativas de computação na educação básica da Secretaria de Educação do Recife. Entre as ações e políticas adotadas pela pasta, estão inovações pedagógicas, ações formativas para professores e gestores na área de tecnologia e a política de formação em competências digitais, apoiada pela Fundação Telefônica Vivo e pelo Instituto Natura.
Em entrevista ao Diário de Pernambuco, o Secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, destacou a importância de combinar a tecnologia ao currículo obrigatório. “A gente realmente acredita que preparar os e as jovens não é apenas nas disciplinas tradicionais, que são muito importantes, mas também prepará-los para esse mundo de transformação. Tecnologia e inovação fazem parte da nossa vida e são para todos”.
A 2ª edição do Festival de Programação e Robótica foi realizada junto com as etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e com outras competições que estimulam a criação de soluções com ferramentas de robótica para problemas cotidianos.