Conteúdos

#EuEscrevoEssaHistória: grande mobilização pela alfabetização em Pernambuco

No domingo, dia 2 de fevereiro, aconteceu a Caminhada pela Alfabetização no Marco Zero em Recife. 

Uma manhã de muitas atividades e conscientização pela Alfabetização, que contou com a presença de Consultoras e Consultores de Beleza Natura, professoras e professores, mães, pais, crianças e todos que apoiam a alfabetização no tempo certo em Pernambuco. A Avenida Marquês de Olinda ficou cheia de alegria e sensibilização pela educação.

“Hoje foi uma experiência incrível e gratificante. Com muitos sorrisos e abraços. E também a nossa convicção de que há uma rede de pessoas engajadas e comprometidas para que o direito à educação e à alfabetização até os 7 anos de idade sejam garantidos.”, compartilhou Haline, colaboradora do Instituto Natura, que esteve presente na caminhada.

Foram recolhidas muitas assinaturas para a Declaração #EuEscrevoEssaHistória, um atestado de comprometimento pela transformação da alfabetização de Pernambuco, que garante o direito de todas as crianças escreverem suas próprias histórias.

O encontro também contou com uma estação de produção de cartazes, para que todas as pessoas que passassem por lá pudessem expressar seus sonhos pela educação. Além da entrega de camisetas com a #EuEscrevoEssaHistória, distribuição de cordeis, diversos livros à disposição para leitura, distribuição de água e brindes para que os participantes levassem consigo uma lembrança da mobilização que fizeram parte. 

Após a caminhada, de cerca de meio quilômetro, todos foram recepcionados por uma apresentação do Coro das Crianças do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), composto por estudantes em idade de alfabetização. As músicas Aquarela e A Pulga, de Toquinho e Vinícius de Moraes, fizeram parte do repertório que animou e emocionou quem esteve por lá.

O evento foi realizado pelo Instituto Natura, Natura Crer Para Ver e a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. O Instituto Natura, juntamente com a Fundação Lemann e Associação Bem Comum apoiam o Programa Criança Alfabetizada que é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco e tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até sete anos de idade, ao final do segundo ano do ensino fundamental. 

Queremos ver todas as crianças alfabetizadas até os 7 anos em Pernambuco. Só assim elas poderão escrever a própria história. Vamos juntos escrever essa história?

Compartilhe: