Conteúdos

Dia Nacional do Livro e quem ganha somos nós: leitores!

29 de outubro é o Dia Nacional do Livro, aquele que deve nos acompanhar em todas as fases de nossas vidas.

#PraCegoVer #PraTodosVerem Foto de uma Consultora de Beleza Natura segurando um livro. Ela está de pé e sorri para a fotografia.
#PraCegoVer #PraTodosVerem
Foto de uma Consultora de Beleza Natura segurando um livro. Ela está de pé e sorri para a fotografia.

No Brasil, a data de 29 de outubro é dedicada à comemoração do Dia Nacional do Livro. No país, foi nesse dia, na época de 1810, que começou a ser fundada a nossa Biblioteca Nacional, quando D. João VI trouxe milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa.

Desde então, os livros são os nossos grandes companheiros, seja como guardiões históricos ou como incríveis parceiros de aventuras. A invenção do livro, além de permitir o registro, viabilizou o encontro com inúmeras histórias e mundos, sem que precisemos sair fisicamente de nossos lugares. Na sala de aula, também são itens imprescindíveis para o processo de aprendizagem.

Como fonte inesgotável e invencível de conhecimento, os livros podem – e devem – estar conosco em todas as fases de nossas vidas, independentemente de quantos anos temos. São essas obras que inserem os pequenos no mundo letrado, e são os livros que abrem as portas para as diferentes áreas: Humanas, Exatas e Biológicas. Do acréscimo de vocabulário ao autoconhecimento, eles têm muito a nos contar. Afinal, de acordo com uma pesquisa feita pelo Google, no mundo há mais de 129 milhões de livros; e olhe que esse número já deve ter crescido ainda mais.

Comemorar o seu dia é celebrar um caminho de aprendizados que são colocados na vida de toda a sociedade. Seja lá qual o tipo de gênero que você prefere ler, o importante é nunca esquecer da importância dos livros. E, para comemorar, que tal começar uma nova leitura?

Compartilhe: