Conteúdos

Dia dos professores: o encontro com todas as transformações

Parabéns professoras e professores que atuam para uma educação de qualidade, transformando salas de aulas, escolas, comunidades e realidades.

Quando falamos em uma Educação de qualidade, o professor não pode passar despercebido. É por ele que todas as profissões nascem e acontecem. Graças ao professor, nossos sonhos transitam do intangível para o possível. Para além dos aprendizados sobre português, matemática ou ciência, o professor é quem inspira, compartilha, esperança, transforma e acredita.

É a profissão sem a qual a sociedade não caminhará para um futuro mais justo e igualitário. Por isso, nesta data, parabenizamos todos os educadores e educadoras, ressaltando que todos merecem ser valorizados, tendo acesso a condições dignas de trabalho, dada a tamanha importância da profissão professor, que transforma e impulsiona os cidadãos e a sociedade.

Aqui no Instituto Natura, por exemplo, a equipe se conecta com a Educação e alguns de nós têm ainda mais uma paixão que enche a causa de emoção: a presença na sala de aula. Conversamos com três colaboradoras que bem antes já trabalhavam em prol de uma educação de qualidade. A gerente de projetos Márcia Ferri, que foi professora na sala de aula de Educação Infantil por mais de 10 anos, relata: “Uma vez, chegou uma criança de 4 anos e ela não queria de jeito nenhum ficar na escola. E foi a partir do momento que eu fiz uma roda de história e a gente contou uma história super boa e sensibilizadora para essa criança, que ela começou a gostar de ficar na escola. Outro dia eu a encontrei e ela falou que hoje quer ser professora, aprendeu a gostar de estudar e da escola a partir do momento que viu aquela história comigo. São esses momentos que marcam a vida do professor.”

Ocorre que a relação aluno-professor marca a ambos. Tanto o aluno que vê seus novos aprendizados acontecendo, como o professor que percebe o ponto de transformação que ele proporciona aos estudantes. Ser professor é criar uma relação afetiva que possibilita envolvimento e aumenta o aprendizado.

Para a coordenadora de projetos Fernanda Pinho, “ser professora é estar perto daquele momento que a criança descobre que aprendeu algo novo, aquele prazer e satisfação, o sorriso, o brilho no olhar. É um momento muito especial.  E também a relação afetiva que a gente cria com as crianças; sem vínculo ninguém aprende. Ser professor é uma tarefa complexa, mas nessa troca e nessa relação que a gente estabelece com os estudantes, é um momento da gente se desenvolver, pessoalmente e profissionalmente, e encontrar um sentido para aquilo que a gente faz.”

Quem foi professor uma vez, sabe que as histórias para sempre estarão marcadas. E fazer parte dessa trajetória não tem preço. “Eu gosto de pensar no professor como aquele que abre janelas, mundos para as crianças. Eu vejo o professor como esse grande companheiro das crianças, na entrada do mundo do conhecimento”, afirma a gerente de projetos Maria Slemenson.

É por essas e muitas outras razões, que agradecemos pela profissão professor! Obrigado a todos os educadores por acreditarem e investirem sua carreira por uma Educação de qualidade, que transforma realidades e impulsiona sonhos e vidas.

 

Como apoiamos iniciativas que colaboram com o professor e a Educação?

O nosso trabalho somente é possível porque temos uma rede de Consultoras e Consultores de Beleza Natura que vendem produtos da linha Natura Crer Para Ver. São itens não-cosméticos que têm todo o lucro revertido em iniciativas educacionais. Graças a esse envolvimento, o Instituto Natura atua em todo o território brasileiro. Acompanhe-nos também pelas nossas redes sociais.

Compartilhe: