Conteúdos

Conheça a agenda completa do Seminário Ensino Médio Integral

Com participação de gestores públicos, autoridades, especialistas e sociedade civil, o evento Seminário Ensino Médio Integral será realizado de forma virtual nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

Com objetivo de dialogar sobre o futuro da educação pública brasileira e sua melhoria por meio da ampliação da oferta de Ensino Médio Integral, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio do Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), promoveremos o Seminário Ensino Médio Integral 2020, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 10h às 12h (Horário de Brasília).  

Gratuito e aberto ao público, o evento será transmitido pelo canal do Instituto Natura no YouTube.

 Confira a programação do evento:

1º DIA

No primeiro dia de evento, o painel Resultados do Ensino Médio Integral, compartilhará as experiências dos estados pioneiros no modelo, apresentará as melhores práticas destes territórios que apontaram para o sucesso dos resultados de aprendizagem e que viram suas escolas e seus estudantes transformados. O painel contará com os Governadores Camilo Santana (CE), Paulo Câmara (PE), o Secretário Estadual de Educação Fred Amâncio (PE) e o Secretario Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria (SEECT) Gabriel Gomes (PB), além da Secretária Estadual de Educação (MS) e Presidente do Consed, Cecília Motta e do Governador Reinaldo Azambuja (MS), que participarão por vídeo.

2º DIA

Já no segundo dia, o painel Expansão EMI – “Dialogar” debaterá a experiência dos estados que estão conseguindo expandir suas escolas e matrículas de Ensino Médio Integral, bem como compartilhará os desafios encontrados demonstrando como os estados estão conseguindo superá-los. Os Secretários Estaduais de Educação Julia Sant´Anna (MG), Cláudio Furtado (PB) e Rossieli Soares (SP) participarão do painel. Nesta data, também haverá a participação do Governador Romeu Zema (MG), da Secretária Fátima Gaviolli (GO) e do Secretário Josué Modesto (SE) por vídeo.

3º DIA 

Para encerrar o terceiro dia de evento, o painel Impactos Sociais EMI – “Inspirar” falará do propósito e do impacto social do Ensino Médio Integral e da educação pública, apresentando o modelo como uma solução para a transformação na vida dos jovens, das comunidades e na sociedade por meio da participação de quem vivenciou a mudança de perto. Para discutir o tema, estão confirmados o Governador Flávio Dino (MA), a Deputada Tábata Amaral, a professora Jôsi Santos (SE) e o estudante egresso do modelo Vitor Arruda (PE). Além disso, neste dia, Ricardo Paes de Barros (pesquisador, professor do Insper e Coordenador da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper) apresentará a pesquisa “Avaliação de Impacto do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina” que retrata os ganhos socioemocionais e de aprendizagem dos estudantes que passaram por escolas nesse modelo no estado.

Convidamos todas e todos a participarem desse encontro único e dialogarem conosco sobre este assunto essencial: o futuro de nossos jovens! 

Compartilhe: