Conteúdos

Confira o relatório Includ-ed, que fundamenta o projeto Comunidade de Aprendizagem

O relatório final do projeto Includ-ed, que trata de estratégias para a inclusão e coesão social na Europa a partir da educação, foi traduzido para o português. Ele foi coordenado pelo mesmo grupo da Universidade de Barcelona que fundamenta o programa Comunidade de Aprendizagem, do Instituto Natura.

A pesquisa identificou as práticas que efetivamente aumentaram o desempenho acadêmico dos alunos e melhoraram a convivência e as atitudes solidárias em todas as escolas analisadas. Durante 5 anos pesquisadores de 15 universidades e instituições de pesquisa europeias, representantes de grupos vulneráveis, professores, educadores e outros profissionais, familiares e formuladores de políticas trabalharam em conjunto para identificar as Atuações Educativa de Êxito.

Essas são as práticas implementadas nas Comunidades de Aprendizagem, uma vez que foram comprovadas como as mais eficazes em diferentes contextos sociais e econômicos. Elas contribuem para superar o fracasso e a evasão escolar, bem como superar o risco associado de exclusão em outras áreas como emprego, saúde, habitação e participação política.

Clique aqui e acesse o relatório do projeto na íntegra. Estamos organizando também uma síntese desta pesquisa em um formato interativo de leitura. Assim que estiver pronta compartilho com vocês.

Compartilhe: