A nova websérie do Ensino Médio Integral conecta secretários de educação, especialistas de educação, professores e estudantes para falarem sobre suas experiências! 

Na temporada O Aprendizado Não Pode Parar teremos três temas importantes: os impactos da pandemia, a recuperação das aprendizagens e a expansão do Ensino Médio Integral.

ENTREVISTAS,
DEBATES,
CURIOSIDADES
E CONVIDADOS ESPECIAIS!

Conheça os mediadores desta conversa:

TEMA 1: ENSINO MÉDIO INTEGRAL E OS IMPACTO DA PANDEMIA

Os primeiros 3 capítulos tratam sobre o Ensino Médio Integral e os impactos da pandemia. Falamos sobre os desafios dessa política pública com o Vitor de Angelo, Secretário de Estado de Educação do Espírito Santo e atual presidente do Consed. Trouxemos dados e estudos sobre o Ensino Médio Integral e os impactos da pandemia com o Ricardo Paes de Barros, professor titular do Insper. E para compartilhar as vivências de sala de aula, contamos com o Leonardo de Oliveira, professor do Ensino Médio Integral da rede estadual de Goiás.
Capítulo 1: 06 de outubro | 14h
Capítulo 2: 07 de outubro | 14h
Capítulo 3: 08 de outubro | 14h

Convidados

Vitor de Angelo

Secretário de Estado de Educação do Espírito Santo e Presidente do Consed

Ricardo Paes de Barros

Professor titular do Insper

Leonardo Carlos de Oliveira Pinto

Professor do Ensino Médio Integral da rede estadual de Goiás

TEMA 2: ENSINO MÉDIO INTEGRAL E A RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Os capítulos 4, 5 e 6 tratam do Ensino Médio Integral e a recuperação da aprendizagem. Para compartilhar sobre a experiência de ações de busca ativa e monitoramento sistemático da aprendizagem de seus estudantes, temos a Fátima Gaviolli, Secretária de Estado de Educação de Goiás. Já para entendermos a importância das avaliações e como as redes e os professores podem trabalhar com os resultados, contamos com a especialista em avaliação Aline Matheus. E a professora Adriana Tárcia, da Escola Integral do Amapá, conta sobre as adaptações e esforços que ela e os professores da sua escola tiveram durante o período de pandemia e agora no retorno às aulas presenciais. Por fim, a estudante Maddu, da Escola Integral do Maranhão, traz sua experiência em todo esse processo.
Capítulo 4: 13 de outubro | 14h
Capítulo 5: 14 de outubro | 14h
Capítulo 6: 15 de outubro | 14h

Convidados

Fátima Gaviolli

Secretária de Estado de Educação de Goiás

Aline dos Reis Matheuss

Formadora de professores e consultora educacional da área de avaliação

Adriana Tarcia

Professora da Escola Maria do Carmo Viana dos Anjos na cidade de Macapá, estado do Amapá 

Maria Eduarda

Estudante porta voz do Ensino Médio Integral do Estado do Maranhão 

TEMA 3: EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL

Conectamos nessa conversa os três estados brasileiros com expansões mais robustas do Ensino Médio Integral. O Secretário Executivo da Paraíba, Gabriel Gomes, traz o relato da experiência de sua rede, que conseguiu expandir o integral para todos os municípios da Paraíba. Já Julia Sant’Anna, Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, está promovendo a maior expansão do Ensino Médio Integral da história de seu estado, e nos conta os motivos de sua gestão apostar em uma expansão robusta. E o terceiro convidado, Rossieli Soares, Secretário de Estado de Educação de São Paulo, que anunciou a maior expansão do Ensino Médio Integral do país, conta como a expansão está sendo realizada.
Capítulo 7: 20 de outubro | 14h
Capítulo 8: 21 de outubro | 14h
Capítulo 9: 22 de outubro | 14h

Convidados

Julia Sant’Ana

Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais

Rossieli Soares

Secretário de Estado de Educação de São Paulo

Gabriel Gomes

Secretário Executivo de Gestão Pedagógica da Paraíba