Conteúdos

Alagoas lança o programa Criança Alfabetizada

No dia 17 de fevereiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió, estivemos presentes no lançamento do programa que beneficiará 80 mil estudantes de todos municípios alagoanos. 

O programa Criança Alfabetizada tem como objetivo impactar 40 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e 40 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, garantindo que aos sete anos completos todas essas crianças estejam lendo e escrevendo. Essa iniciativa faz parte dos programas de alfabetização em regime de colaboração com os municípios e vai oferecer assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formação para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores alfabetizadores das redes municipais e estadual de Alagoas. 

O Instituto Natura, a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann são parceiros técnicos deste programa e, no evento, assinaram o Termo de Cooperação Técnica com Estado de Alagoas. Além disso, o programa recebe o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Foto: Márcio Ferreira

Baseado em evidências, David Saad, Diretor-presidente do Instituto Natura destacou em sua fala a importância da alfabetização na idade certa: “Todos os estudos indicam que, se a criança não se alfabetizar na idade certa, isso é carregado por toda a vida escolar e a vida adulta. Os resultados ruins do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), a evasão escolar, o nível de repetência, tudo isso tem a ver com a alfabetização. Então é uma tragédia silenciosa e muito grande não conseguir alfabetizar as crianças na idade certa”.

Alagoas é o mais novo estado com um programa focado na alfabetização das crianças da rede pública no tempo certo, garantindo a evolução da aprendizagem, acesso a oportunidades de vida e um futuro melhor. Entre os estados que também tem esse tipo de iniciativa, estão: Pernambuco, com o Programa Criança Alfabetizada; Sergipe, com o Alfabetizar pra Valer; Amapá, com o Colabora Amapá; Espírito Santo, com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) e o Paraná, com o Educa Juntos. O Instituto Natura juntamente com a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum são apoiadores desses programas.

 

Compartilhe: